Cidades / Região

devolução de cheques em MS, índice abaixo da média

Eduarda Rosa/DouradosNews

O Indicador Serasa Experian de cheques sem fundos, divulgou nesta segunda-feira, que o Mato Grosso do Sul está em 24º lugar - entre os 27 unidades da federação pesquisados - com menor taxa de devolução de cheques, 1,72%, abaixo da média nacional que foi de 2,09%.

De acordo com a pesquisa, em março foram devolvidos 2,36% cheques em todo o país, este foi o maior percentual verificado desde maio de 2009, quando houve 2,52% de devoluções.

Para o economista, Fábio Castilho, a diminuição de devolução compreende a um controle melhor das famílias e do aumento da renda per capita da população. Porém, as facilidades de crédito são fatores que levam os indivíduos a se endividar, e efetuar novas dívidas. “Consequentemente, o sul-mato-grossense está aprendendo a lidar com o aumento da renda, começando a fazer uma educação financeira adequada, buscando comprar o necessário e a fazer um planejamento melhor para adquirir bens duráveis, materiais e serviços”, ressalta.

Em relação a Dourados ele observa que segue a tendência com relação à prática de recebimento de cheques, em que existem estabelecimentos que aceitam esse título e outros que só aceitam cartões de crédito e débito. “Todavia, os estabelecimentos que aceitam esse documento, consultam o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e Serasa para verificar se o emissor do documento está negativa nos órgãos de proteção ao crédito, e com isso, eles se protegem da inadimplência”, finaliza.

Comentários