SIDROLÂNDIA

“Difícil entender o que houve”, afirmam familiares de jovem encontrada morta em Sidrolândia

Foto: Noticidade/Arquivo Pessoal Foto: Noticidade/Arquivo Pessoal

Ainda perplexos com a morte de uma menina de apenas 17 anos de idade, familiares da jovem Diecily Rossati destacam que não há como explicar uma situação tão difícil e inesperada como essa, sendo que ontem estava tudo bem.

A jovem de apenas 17 anos foi encontrada morta em Sidrolândia no Bairro Pé de Cedro na manhã deste domingo (22) na sua residência na Rua Jatobá. Conforme informações confirmadas no local pelo Corpo de Bombeiros, o pai da jovem ao acordar foi aos fundos da residência e acabou encontrando a jovem pendurada por uma corda. O Corpo de Bombeiros foi acionado, porém ao chegar ao local constatou que a menina já estava morta.

De acordo com amigos, a jovem já havia falado de suicídio, parecia ter depressão sim, postou algumas frases estranhas no facebook, porém levava uma vida normal, tinha muitas amigas e saía constantemente, ainda ontem ela esteve na Padaria São Rafael, saiu à noite e já de acordo com informações de familiares não apresentava sinais de depressão, contrariando o que dizia os amigos.

“Ela morava com o pai dela, parecia tudo normal, uma menina linda, jovem, cheia de sonhos, porque? - penso que agora é preciso dar força para esse pai que realmente esta inconsolável e até precisou ser atendido pelo Corpo de Bombeiros na hora da confirmação da morte da filha, infelizmente é muito triste isso”, destacou uma das amigas que hoje pela manhã acompanhou o caso na residência.

Em Sidrolândia, os índices de suicídio e tentativa de suicídio tem crescido e evitar falar no assunto não é a melhor forma de combater isso.

Suicídio entre jovens - Entre a faixa etária de 15 a 24 anos, o suicídio é a segunda principal causa de morte, depois de acidentes de carro. É preciso identificar precocemente pessoas com risco aumentado de tirar a própria vida e ajudar jovens a desenvolver habilidades que os ajudem a lidar com o stress ao longo da vida.

Sinais de alerta - Depressão causa tristeza profunda e pessimismo, sentimentos que podem culminar em comportamentos suicidas. Segundo o Ministério da Saúde, os sinais mais frequentes são irritabilidade, ansiedade, angústia, desânimo, cansaço fácil, e diminuição ou incapacidade de sentir alegria.

Há também outros comportamentos que devem ser observados, de acordo com o Ministério da Saúde: aumento de sentimentos de medo e baixa autoestima, dificuldade de concentração, perda ou alta do apetite e do peso, raciocínio mais lento e episódios frequentes de esquecimento.

Prevenção - Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas e a prevenção é fundamental. O assunto ainda é considerado tabu, e é fundamental que em momentos difíceis as pessoas consigam pedir ajuda para familiares, amigos ou um médico.

Procure ajuda - Para facilitar o atendimento e salvar vidas, desde julho do ano passado, as ligações de prevenção de suicídio realizadas para o CVV através do número 188 são gratuitas para todo o Brasil. A assistência, oferecida por voluntários, visa a dar apoio emocional para quem quer e precisar conversar. Apesar de não terem formação em psicologia (não é uma exigência), eles recebem treinamento adequado. A discrição também faz parte do serviço, portanto, todas as ligações são sigilosas.

 

Comentários