DOURADOS

Drive Trhu para testagem da Covid-19 começa hoje em Dourados

Começa nesta segunda-feira (27/4) o drive-thru para testagem de pacientes com suspeita de infecção do novo coronavírus em Dourados. A ação terá capacidade para realizar 30 testes por dia. Os atendimentos ocorrem hoje, na quarta (29/4) e sexta-feira (1/5), entre às 14h e 16h. Os testes serão feitos somente após agendamento junto a Secretaria Municipal de Saúde, realizado pelo Disk-Covid no telefone (67) 3311 6263.

A preferência para testagens será para pessoas que estiverem apresentando sintomas de gripe. Estas amostras coletadas em drive thru serão enviadas ao Lacen (Laboratório Central de Saúde) em Campo Grande.

O sistema de drive trhu será essencial para definir novas estratégias para o combate do vírus no município. Em Campo Grande a iniciativa foi bastante importante para identificação de pacientes infectados. Lá foram coletadas 693 amostras no Drive-Thru Covid-19 em Campo Grande. Deste total, 674 deram negativo e 19 deram positivo.

O resultado leva de 24h a 48h no máximo e é encaminhado por SMS ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do Disk Covid. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde – www.saude.ms.gov.br.

Serviço — O drive-thru Dourados funcionará no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Avenida Presidente Vargas, 1167, Vila Progresso. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos) e levando cerca de 05 minutos, ou seja, de forma rápida, organizada e segura.

Aqueles que não possuírem veículos ou menores de 12 anos de idade serão agendados e encaminhados para a Unidade de Atendimento de Síndrome Gripal: UBS Santo André, localizada na Rua Mato Grosso, 556 - Jardim Água Boa, Dourados.

Comentários