impasse continua

Em reunião na OAB, manifestantes e Murilo Zauith não entram em consenso e passe livre é adiado

Por quase duas horas representantes do MPPL (Movimento Popular pelo Passe Livre) e membros do executivo municipal, entre eles o prefeito Murilo Zauith, debateram sobre a questão do passe livre na sala de reuniões da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no final da tarde desta quinta-feira (25). Ao contrário do que almejam os manifestantes, a questão ainda não foi solucionada e agora será criado um grupo misto para estudar uma forma de reduzir os custos do passe.

Durante a reunião o prefeito garantiu que o transporte público em Dourados será municipalizado, porém, não estabeleceu prazos. Os manifestantes foram enfáticos ao dizerem que irão permanecer na câmara enquanto nada for feito em prol da causa.

Outro presente na ocasião foi o representante da empresa Medianeira, Marcelo Sacool, que respondeu a diversos questionamentos dos manifestantes. Por fim ele concordou com o plano de trabalhar em conjunto com o MPPL para que as reivindicações sejam atendidas.

Mas se defendendo das críticas de que algumas linhas são lentas e passageiros perdem muito tempo no trajeto, Sacool alegou que por vários anos a prefeitura alterava as rotas dos ônibus, o que tornou os trajetos mais longos e demorados.

O ex-vereador Walter Hora, atualmente no posto de diretor da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Dourados), mais uma vez falou que apóia o movimento e que estuda alternativas para melhorar o transporte público na cidade. Ele disse que colocou fiscais para avaliar as linhas que fazem o trajeto até a universidade, a fim de descobrir as falhas e assim tentar melhorar o serviço. A ação, contudo, não surtiu o efeito desejado e os manifestantes reiteraram que o problema não se restringe à esfera universitária e sim a população como um todo, logo, sugeriram que fiscais também avaliem outras linhas.

O debate foi mediado pelo advogado e representante da OAB, Joderly Dias do Prado Junior, que buscou acalmar os ânimos e dar as mesmas oportunidades de argumentação para ambas as partes.

Reunião

Ao final da conversa, ficou marcado para amanhã (26) às 14h, uma reunião com membros do MPPL, da prefeitura e da Medianeira, para que comecem a estudar um plano de implantação do passe livre. A reunião será realizada na Secretaria de Serviços Urbanos.

Comentários