DOURADOS

Festival Internacional de Teatro começa nesta sexta-feira em Dourados

A sétima edição do FIT (Festival Internacional de Teatro), de Dourados, tem início nesta sexta-feira, dia 09 de setembro, e sua programação acaba de ser lançada pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Os interessados em participar das oficinas de formação também podem se inscrever a partir de hoje (06).

Este ano foram selecionados 14 espetáculos das cidades de Dourados, Nova Alvorada do Sul, Belo Horizonte (MG), Itapira (SP), Cascavel (PR), Brasília (DF) e da Espanha. As apresentações irão ocorrer no Teatro Municipal, Casa dos Ventos, Parque do Lago, Praça da Juventude e Parque dos Ipês, algumas com entrada gratuita e outras com ingresso no valor de R$ 10,00 (R$ 5,00 a meia).

A noite de abertura, que acontece no dia 09, às 20 horas, no Teatro Municipal, vai contar com a apresentação do grupo de dança Travessias da UFGD, sob a direção da professora Jacqueline Nunes e do Cena e Coro: cortejo à Dionísio Baco*, uma livre adaptação da partitura Bacanal de Frederico Richter, sob a direção do Professor Claudio Sorondo.

Oficinas

Com atividades de formação bastante variadas e gratuitas, há opções de oficinas de voz, palhaço, mediação teatral, teatro musical, interpretação teatro e sensações literárias. As inscrições podem ser feitas até o início de cada oficina, mediante disponibilidade, e devem ser feitas das 8 às 11 e das 14 às 17 horas, presencialmente, na Coordenadoria de Cultura da UFGD, localizada na rua João Rosa Goes, 1761, Vila Progresso. Para saber se ainda há vagas disponíveis, entre em contato pelo telefone 3410-2872 ou pelo e-mail cultura@ufgd.edu.br.

Para conferir a programação das oficinas com dias e horários, acesse aqui.

O Festival

O Festival Internacional de Teatro de Dourados mobiliza os movimentos teatrais do país inteiro e oferece ao público espetáculos regionais, nacionais, internacionais e universitários, oportunizando, assim, trocas de experiências e saberes entre públicos e grupos participantes.

O FIT-Dourados tem uma programação recheada de oficinas, palestras e workshops, com a finalidade de estimular a reflexão sobre o fazer artístico e sobre as condições de produção/percepção de signos e significados nas artes cênicas.

O evento busca inovação de linguagens e experimentações, atualizando e capacitando artistas e públicos, fortalecendo a inserção social dos indivíduos como cidadãos críticos e participantes, possibilitando, através da arte, novos olhares sobre o mundo e o exercício pleno da cidadania.

Comentários