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Governo ‘volta atrás’ e apenas a BR-163 será privatizada em Mato Grosso do Sul

09/08/2013 18h51 - Atualizado em 09/08/2013 18h51

Governo ‘volta atrás’ e apenas a BR-163 será privatizada em Mato Grosso do Sul

O governo federal voltou atrás no programa de privatizações de rodovias no Mato Grosso do Sul e apenas a BR-163 será repassada a iniciativa privada. De acordo com estudo apresentado durante Audiência Pública realizada hoje (9) pela manhã em Campo Grande, pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), as BR’s 267 e 262 não apresentam viabilidade econômica para a duplicação dos trechos que levam os condutores ao Estado de São Paulo.

Com isso, dos 1.423,3 quilômetros anteriores a serem licitados, apenas 847,2 passarão a empresas interessadas em investir no trecho.

Segundo o relatório, as vias citadas são complementares à BR-163, que corta o território sul-mato-grossense de Norte a Sul e, por isso, a retirada delas não causará prejuízo de ‘fuga’, ou seja, de desvio de caminhos.

As praças de cobrança de pedágio também serão alteradas. Das 16 previstas no projeto inicial, sobraram nove e outros nove municípios também deixarão de ser abrangidos pelo processo.

Porém, os prazos continuarão os mesmos – em cinco anos, todo o trajeto da rodovia no Estado deverá estar totalmente duplicado – e a cobrança das tarifas, à partir do 19º mês de início das obras, caso estejam no cronograma apresentado e exigido pela União, ou seja, ao menos 10% dos trechos duplicados.

As praças mantidas foram Mundo Novo, no Km 30 da BR-163, Naviraí (Km 115), Caarapó (Km 226), Rio Brilhante (Km 314), Campo Grande (Km 429), Bandeirantes/Rochedo e Jaraguari (Km 537), São Gabriel do Oeste (Km 601), Rio Verde do Mato Grosso (Km 705) e Pedro Gomes (Km 823).

VALORES

A ANTT também divulgou a nova tabela modelo de valores a ser aplicada na via federal que corta o Estado, com acréscimo de mais de 10% da primeira apresentada em janeiro.

Com isso, a viagem de ida e volta feita com carro de passeio entre Dourados e Campo Grande pela BR-163 que na época, apresentava custo de R$ 30,20, agora ficaria em R$ 33,60.

Os pedágios seriam cobrados na praça quatro – em Rio Brilhante a R$ 8 - e na cinco, já próxima a capital – R$ 8,80.

Aqueles que preferem não pagar, terão a opção de se deslocar pela MS-157 até Maracaju e de lá seguir pela MS-162 e MS-060, aumentando o trajeto em aproximadamente 34 km.

Já para o Sul do país, o condutor passará por três praças de pedágio e terá o custo final [ida/volta], de R$ 42,80. No primeiro levantamento feito pelo Dourados News, os valores eram de R$ 38,40 em pedágios e os pontos de pagamento seriam os municípios de Caarapó, Naviraí e Mundo Novo, próximo da divisa com o Estado vizinho.

Dourados News

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