RETROSPECTIVA 2018

Greve dos caminhoneiros: como o maior manifesto do ano impactou a vida do douradense?

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

A tensão com a greve somada à maldade de alguns elevou o grau de intolerância nos pontos mobilizados. Não demorou muito para que a proliferação de notícias falsas iniciasse, repercutidas massivamente no principal meio de comunicação entre os grevistas: o WhatsApp. 

Na noite do dia 24 de maio o Governo Federal reuniu representantes da categoria para apresentar a primeira tentativa de acordo. Eles ofereceram a redução do Pis/Cofins e zerar a Cide por apenas 60 dias.
 
Algumas entidades gostaram, enquanto outras resistiram e incentivaram a permanência nas pistas. Eles queriam que fosse zerada além da Cide também o Pis/Cofins. 
 
As medidas provisórias então foram encaminhadas para a Câmara dos Deputados, aprovadas e divulgadas no Diário Oficial com caráter de lei. Após o prazo dos 60 dias os reajustes nos preços seriam mensais, dando previsibilidade aos motoristas. 
 
Esse era um dos pontos mais criticados pelos manifestantes. Com a nova política de preços da Petrobrás, de um dia para o outro o custo do combustível podia ser alterado sem previsibilidade nenhuma. 

 

Comentários