Economia

Grupo recebe licença prévia para instalar usina de etanol de milho em Maracaju

Jaime Verruck ao lado do diretor de Novos Negócios e Planejamento Estratégico do Grupo CerradinhoBio, Renato Henrique Pretti. (Foto: Divulgação) Jaime Verruck ao lado do diretor de Novos Negócios e Planejamento Estratégico do Grupo CerradinhoBio, Renato Henrique Pretti. (Foto: Divulgação)

Economia

É a segunda usina a iniciar o processo para produzir esse tipo de produto, a primeira foi em Dourados

A empresa Neomille, no município de Maracaju, recebeu nesta quarta-feira (23), a licença prévia para instalação da usina de etanol de milho, a segunda do Estado.

A solenidade reuniu o secretário da Semagro (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, o diretor presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges, que repassaram o documento ao diretor de Novos Negócios e Planejamento Estratégico do Grupo CerradinhoBio, Renato Henrique Pretti.

"A Neomille é um empreendimento da CerradinhoBio, maior complexo produtor de bioenergia da América Latina, com unidades industriais em Chapadão do Céu (GO). A usina será instalada às margens da rodovia MS-157 em uma área de 115 hectares e investimento estimado em R$ 1 bilhão e geração de 150 empregos diretos e cerca de 500 indiretos", informou a assessoria.

Segundo o grupo, serão processadas 1,2 milhão de toneladas de milho por ano, assim que a operação começar. A indústria é licenciada para produção de 537 mil metros cúbicos/ano de etanol, além de subprodutos como o DDG, ou farelo de milho (1.086 toneladas/dia), geração de 44 MW de energia e produção de 58 mil litros de óleo de milho ao dia.

A emissão da licença prévia é o passo para que a empresa solicite a licença de instalação do complexo industrial.

“O que nos comprometemos com a empresa, hoje, é que até o final de março essa licença estará pronta para que eles comecem, efetivamente, os trabalhos de construção do complexo industrial.  As obras de instalação devem se estender por todo ano de 2022 e no ano que vem a usina entra em operação”, afirmou Verruck.

A primeira usina de etanol de milho em processo de instalação no Estado é a Inpasa Agroindustrial, em Dourados, que começou as obras no ano passado e tem previsão de ser concluída até fim desse ano.

Comentários