Cidades / Região

Guia Lopes confirma mais 7 casos e salta para 46 pessoas com covid-19

Agora, outras 10 ocorrências suspeitas estão sob investigação em laboratório

Unidades de Saúde do município já passaram por desinfecção (Foto: Reprodução/Facebook) Unidades de Saúde do município já passaram por desinfecção (Foto: Reprodução/Facebook)

O prefeito de Guia Lopes da Laguna, Jair Scapini (PSDB), confirmou que todos os 7 exames pendentes de resultados ontem (12) testaram positivo para novo coronavírus. Agora, o município distante 230 quilômetros de Campo Grande soma 46 pessoas contaminadas pela covid-19.

A informação foi repassada na manhã desta quarta-feira (13), durante transmissão ao vivo. Guia Lopes tem outros 10 casos suspeitos sob análise de laboratório.

Scapini ainda adiantou que um dos pacientes está curado da doença, após cumprir quarentena de 14 dias, mais 72 horas de monitoramento.

Nenhum paciente do município de 9,8 mil habitantes manifestou sintomas graves e precisou ser hospitalizado até agora. Guia Lopes da Laguna não tem respiradores ou leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Em nota emitida na segunda-feira (11), o promotor da Comarca da vizinha Jardim, Allan Carlos do Prado, reforçou que o sistema de Saúde da região não está preparado para enfrentar um “surto elevado” de covid-19.

Ele escreveu ainda que policiais civis e militares fiscalizam o cumprimento das medidas de fechamento e isolamento vigentes na cidade. A desobediência acarreta em crimes de desobediência e contra a Saúde Pública, com penas de até 15 anos de prisão.

Ao lado - Em Jardim, distante cinco quilômetros de Guia Lopes, o último boletim da prefeitura, de ontem, dava conta de 16 casos confirmados de novo coronavírus, além de 6  ocorrências em investigação.

Ontem, o secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, adiantou a compra de equipamentos e financiamento para custeio de cinco leitos de UTI para a região. O local onde serão instalados os leitos ainda será decidido entre prefeitos e secretários municipais de Saúde.

Comentários