Cidades / Região

JBS adota protocolo para proteção dos colaboradores contra o coronavírus

Empresa implementou ações seguindo as orientações dos órgãos de saúde, dos Ministérios de Saúde, Economia e Agricultura e contratou o Hospital Albert Einstein e o Prof. Dr. Adauto Castelo Filho para garantir a segurança dos colaboradores

A JBS tem como objetivo prioritário a saúde e segurança de todos os seus colaboradores. Desde o início da pandemia da Covid-19 no país, a empresa adota um rigoroso protocolo de controle e prevenção da doença em suas unidades. Os procedimentos foram definidos de acordo com os órgãos de saúde, do protocolo interministerial da Saúde, Economia e Agricultura e também seguiu as orientações de médicos especializados, como o Prof. Dr. Adauto Castelo Filho e do Hospital Albert Einstein, que têm apoiado a empresa na construção das medidas implementadas em suas unidades e demais instalações.

“Os rígidos protocolos de segurança implementados na empresa minimizam enormemente o risco de contaminação dos colaboradores no ambiente das fábricas. O uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e regras de distanciamento são exigidos durante todo o expediente de trabalho. Entretanto, fora do horário de trabalho, esses funcionários convivem com outras pessoas, sem uso de EPI, e estão submetidos a risco de contaminação provavelmente maior que nas fábricas”, afirma o médico infectologista Dr. Adauto Castelo Filho.

JBS adota protocolo para proteção dos colaboradores contra o coronavírus

Desde o momento de ida ao trabalho até o retorno para a casa, incluindo todos os locais na Companhia, os colaboradores da JBS cumprem rigorosos protocolos, que envolvem ações como:

No transporte: antes do acesso aos ônibus fretados, a temperatura dos colaboradores é aferida pelo motorista, que impedirá o embarque daqueles com temperatura alterada e exigirá o uso de máscara.Aqueles com sintomas gripais também serão impedidos de embarcar. A lotação dos ônibus foi reduzida à metade e os lugares demarcados, passando a ser fixos na ida e no retorno do colaborador. Além disso são realizadas higienizações e desinfecções dos veículos no intervalo das viagens, entre outras medidas.

No acesso às unidades: ocorre o controle de temperatura de todos antes de ingressarem nas fábricas. Também é feita a entrega de máscaras, exigida a higienização das mãos e distanciamento seguro entre as pessoas.

Nos restaurantes e áreas de descanso:houve criação de novas rotinas com horários alternados e implantação de regras de distanciamento. “Fizemos a ampliação dos refeitórios na unidade de Dourados e contamos com um restaurante principal e mais dois restaurantes de campanha. Em todas as mesas há divisórias que impedem o contato próximo”, contou Fábio Pereira, gerente de Recursos Humanos da unidade de Dourados (MS). O serviço de alimentação também é realizado sem contato com objetos comuns e o uso da máscara é obrigatório até o início das refeições. Os colaboradores deverão evitar conversar durante o período que estão comendo e que estão sem a máscara.

Sobre cuidados pessoais e equipamentos de proteção individual (EPIs): a empresa conta com a oferta abundante de sabonetes, sanitizantes e álcool em gel 70%. Além disso, novos equipamentos de proteção, como máscara tipo ninja, face shield e máscaras de tecido para colaboradores da área administrativa, foram implantados.

“Todos os nossos colaboradores fazem uso obrigatório da máscara, desde o momento que entram no ônibus, seja coletivo ou fretado. Entregamos viseiras faciais com obrigatoriedade do uso na produção e nas áreas externas”, afirmou Fábio Pereira.

JBS adota protocolo para proteção dos colaboradores contra o coronavírus

Prática do distanciamento: regras e sinalizações coíbem a aglomeração e garantem o distanciamento seguro entre colaboradores. Foram demarcados os lugares e espaços entre as pessoas no controle de acesso nas portarias, vestiários, áreas de lazer e refeitórios, entre outras medidas.

A JBS adotou ainda o afastamento preventivo de todos os colaboradores que se encaixam nos grupos de risco. Também foram afastados aqueles com indicação clínica, sintomas gripais ou com teste positivo para a Covid-19. Em todos os casos, os colaboradores têm seus benefícios garantidos e recebem assistência e acompanhamento integral por parte da empresa.

Diariamente, a empresa promove higienização para desinfecção de todas as suas instalações (interna e externa). “Todas essas precauções mitigam consideravelmente o risco de contaminação dos funcionários no ambiente de trabalho”, confirmou o Dr. Adauto Castelo Filho.

Além disso, a JBS também criou protocolos específicos no caso em que um colaborador teste positivo para Covid-19. Ele e seus familiares receberão imediato atendimento por parte da empresa, além de acompanhamento integral até seu restabelecimento. Nesse período, o colaborador estará afastado e retornará de acordo com a indicação médica/clínica. Também faz parte do protocolo a total desinfecção e sanitização adicional das áreas comuns e do local em que o profissional trabalha.

“Temos realizado campanhas de comunicação e conscientização diariamente para ajudar na orientação sobre como seguir as medidas preventivas e protetivas. Não temos medido esforços junto aos nossos colaboradores e a comunidade em geral para o enfretamento à pandemia. Esse, sem dúvida, é nosso compromisso”, destacou Dirceu Rech, gerente da unidade de Dourados (MS).

Com essas medidas, a empresa está confiante em garantir o abastecimento e a oferta de produtos da mais alta qualidade a seus clientes e consumidores no país e no mundo. É uma missão que não pode parar, já que a produção de alimentos está entre as atividades essenciais para a população.

Para saber mais sobre as medidas adotadas pela JBS, assista ao vídeo ou acesse: www.jbs.com.br/medidasdeprotecao
 

Comentários