EMPREENDIMENTO

Laboratório vai monitorar índices de contaminação da água em MS

Laboratório vai analisar a água em MS - Crédito: Vinicios Araújo/Dourados News Laboratório vai analisar a água em MS - Crédito: Vinicios Araújo/Dourados News

A Embrapa Agropecuária Oeste de Dourados inaugurou na manhã de hoje (28) um laboratório de análises que poderá constatar a presença de até 150 tipos diferentes de agrotóxicos na água da cidade e outros municípios do Estado. O investimento total aplicado na obra foi de mais de R$ 3 milhões para edificação do prédio, aquisição de novos e modernos equipamentos, além de custeio para pagamento dos padrões analíticos.

O presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, esteve presente na solenidade de entrega e destacou a importância do laboratório, tanto para a comunidade douradense que consome a água, quanto aos produtores rurais que dependem do uso de agroquímicos para potencializar a lavoura.

“Agora a Embrapa potencializou seu atendimento em demandas recorrentes no Estado. Um estado pujante, de agricultura muito importante com grande utilização de pesticidas, cultivando quase o ano inteiro, não dá para fazer isso seu o uso dos pesticidas. É claro que isso se deve fazer de maneira racional, inteligente, buscando minimizar os efeitos desses produtos sobre o aplicador, a população rural, os consumidores e o meio ambiente.  Os resultados já estão sendo divulgados, já temos condições de monitorar até 55 pesticidas. Agora com essa capacidade robustecidas teremos condições de monitorar até 150 produtos”, disse. 

Ele considera que com as pesquisas, produtores rurais terão condições de realizar um uso consciente do solo evitando impactos que prejudiquem o meio ambiente e as pessoas. “É importante que a população saiba que essa água é boa para o consumo. Esse laboratório é uma fase de comunicação e capacitação ao agricultor, à população”, afirma. 

O superintendente da unidade de Dourados, o agrônomo Guilherme Lafourcade Asmus, avalia a criação do laboratório como oportunidade para extensão de pesquisa e fortalecimento das parcerias com universidades e institutos que atuam na cidade.

“Estamos potencializando nossa capacidade analítica e cabe dizer que a nossa pretensão é torná-lo um laboratório multiusuário. Estamos abertos para projetos multi institucionais com as universidades ou outras instituições que tem em seu escopo de trabalho avaliações ambientais de várias modalidades. Atualmente estamos monitorando água e futuramente outras matrizes”, disse.

Vale ressaltar que o laboratório servirá para vários rios do Estado, beneficiando outras cidades além de Dourados. 

O Laboratório

O novo prédio foi construído na Embrapa, próximo às instalações do moderno Laboratório de Piscicultura da Unidade. Ele possuí 361 m², conta com salas para recepção, acondicionamento e análise de amostras e tem capacidade de análise de 200 amostras mensais. Além disso, todas as atividades analíticas serão realizadas de acordo com protocolos de Boas Práticas de Laboratório (BPL), que são baseado na normativa ISO 17.025, que orienta o Sistema Embrapa de Qualidade e em consonância com a legislação. 

Comentários