Cidades / Região

Lixo eletrônico poderá ser descartado em feira

Durante a Feira Ambiental será disponibilizado um local adequado para o correto descarte de equipamentos eletroeletrônicos não mais aproveitados, denominado lixo eletrônico. O material coletado será destinado às cooperativas de catadores que participarão da feira.

É importante salientar a importância da correta segregação e destinação do lixo eletrônico, que é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o grande aumento da utilização de equipamentos, estes aparelhos têm se tornado um grande problema ambiental quando não descartados em locais adequados. Este descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna ultrapassado.

A problemática ocorre quando este material é descartado em local inadequado. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água. O primeiro passo para evitar a poluição do meio ambiente é incentivar e iniciar a coleta seletiva em casa, nas escolas e empresas. O lixo eletrônico deve ser sempre separado dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis como papel, plástico, metal e etc.

Exemplos de lixo eletrônico que poderão ser entregues durante a Feira Ambiental: computador, telefone celular, baterias, televisor, câmera fotográfica, impressora e pilha.

fonte Correio do Estado

Comentários