PESQUISA

Municípios de fronteira registram taxa de suicídio acima da média nacional

Paranhos é a cidade fronteiríça sul-mato-grossense com maior índice de suicídios registrados em 2016. - Crédito: Divulgação Paranhos é a cidade fronteiríça sul-mato-grossense com maior índice de suicídios registrados em 2016. - Crédito: Divulgação

Municípios fronteiriços em Mato Grosso do Sul estão entre as cidade com índice de suicídio acima da média nacional, que é de 5,13 casos para grupos de 100 mil habitantes. Paranhos, cidade de fronteira com Paraguai, por exemplo, registrou taxa de 29,25 suicídios proporcionais à medida populacional em avaliação.

Os dados são do Diagnóstico do Desenvolvimento das Cidades Gêmeas do Brasil, um levantamento das áreas de fronteira divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf), coletados em 2016.

Em Mato Grosso do Sul, sete cidades se enquadram na pesquisa: Bela Vista, Corumbá, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Coronel Sapucaia e Porto Murtinho. Dessas, apenas Ponta Porã ficou abaixo da média nacional de casos de suicídio.

No mês da campanha nacional de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, o estudo do IDESF indica que as regiões fronteiriças, já caracterizadas por descaminhos, como contrabando, e pela falta de estrutura econômica e social, demonstram mais essa fragilidade.

O estudo faz uma análise dos quatro eixos de desenvolvimento - educação, saúde, economia e segurança pública – e demonstrou que a realidade nessas regiões é bem mais dura do que a média nacional. “São regiões carentes de infraestrutura e que oferecem menos perspectivas aos seus moradores”, avalia o presidente do IDESF, Luciano Stremel Barros.

DADOS ESPECÍFICOS

Segundo o levantamento, os dados discriminados das outras cidades sul-mato-grossenses, além de Paranhos, revelaram os seguintes índices:

Bela Vista: 20,64;

Coronel Sapucaia: 13,41;

Corumbá: 6,40;

Mundo Novo: 5,56;

Ponta Porã: 4,54;

Porto Murtinho: 6,06 (dado de 2015, pois no ano seguinte não houveram levantamentos oficiais).

Segundo nota encaminhada pelo Idesf, o trabalho foi enviado para todos os candidatos à presidência da República. 

“Esperamos que o trabalho ajude lideranças e poder público a proporem alternativas concretas de desenvolvimento para essas regiões”, conclui o presidente da instituição.

Sobre o Idesf

O Idesf é uma instituição sem fins lucrativos, com sede em Foz do Iguaçu (PR), fundada com objetivo de criar mecanismos para promoção da igualdade e da integração entre as regiões de fronteira, para o fortalecimento das relações políticas, sociais e econômicas e para o combate aos problemas próprios destas regiões, por meio de estudos, ações e projetos e através de parcerias públicas e privadas.

Sobre o Setembro Amarelo

É uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Comentários