DOURADOS

Oficializada a parceria entre Embrapa e Prefeitura de Dourados

Embrapa Agropecuária Oeste e Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (SEMAF) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições e que deve proporcionar benefícios para a agricultura douradense. A solenidade de assinatura foi realizada durante a visita do Prefeito Municipal Alan Guedes a instituição, realizada em 30 de junho. O Acordo prevê apoio às atividades produtivas desenvolvidas pela SEMAF, com ênfase no cultivo de maracujá, entre outras atividades.

Em sua visita a Unidade, que durou cerca de duas horas, conheceu as instalações físicas da Unidade, conheceu os laboratórios de fitossanidade, solos, plantas e corretivos, análises ambientais e piscicultura. Conheceram a Unidade de Gerenciamento de Campos Experimentais (Gerecamp) e algumas lavouras experimentais, tais como: grão-de-bico, consórcio milho-braquiária, mandioca e ILP. Eles também conheceram lisímetros e finalizaram sua visita na Estação Agrometeorológica da Unidade, que coleta informações do Guia Clima.

Alan Guedes se disse satisfeito com a oportunidade de conhecer de perto a Unidade e disse que a visita superou suas expectativas. O que chamou a atenção do representante do Poder Executivo Douradense foi a grande variedade de pesquisas e explicou “a diversidade de trabalhos da Embrapa, que está aqui em Dourados é muito ampla. Nessa visita ao campo vimos várias culturas de inverno que são boas alternativas para a região, o que reforçou ainda mais a necessidade e as possibilidades de diversificação das culturas”.

Em relação à visita aos laboratórios, Alan conheceu melhor como são feitas as pesquisas relacionadas a sanidade e nutrição de peixes no Laboratório de Piscicultura e sua importância para qualificar a produção de peixes na região, produzindo com mais qualidade e sabor. Pode conhecer as instalações do Laboratório de Análises Ambientais, que desenvolve métodos e vem realizando monitoramento de águas superficiais nos principais rios da grande Dourados.

Segundo Alan, a Prefeitura tem se dedicado a fortalecer parcerias com a iniciativa pública e privada. Temos muito capital intelectual em nossa cidade e esse conhecimento é muito importante para auxiliar a administração da cidade.

O Prefeito disse ainda que a quantidade de profissionais acadêmicos altamente qualificados que moram em Dourados é muito grande e explicou “somos uma cidade universitária, atualmente, o número de profissionais com Pós-Graduação concluída, com nível de Doutorado, é menor apenas que São Carlos (SP). Isso sem contar os profissionais da Embrapa”. Em sua fala, ele destacando a riqueza intelectual do município, enfatizou a necessidade de um Colégio Municipal de Aplicação, que seria uma escola de referência, possibilitando que “esses profissionais possam de alguma forma, ajudar a cidade e aos douradenses, compartilhando um pouco de seu conhecimento”.

O secretário de Agricultura de Dourados, Ademar Zanata, é Prata da Casa da Embrapa, ou seja, é um empregado aposentado da instituição. Ele destacou a importância da oficialização dessa parceria e disse “desde que assumi as atividades junto a SEMAF, há seis meses, tenho buscado o apoio da Embrapa, que ainda é a minha casa. Dourados só tem a ganhar com essa parceria que, literalmente, vai dar ainda muitos frutos. Eu sou suspeito para falar do reconhecimento da Embrapa, que sem dúvida, tem muito conhecimento e capacidade técnica instalada”.

O Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira, destacou essa parceria é a oficialização de portas ainda mais abertas para contribuir com os trabalhos dos agricultores da Grande Dourados e disse “conte com a Embrapa, conte com nossas competências e contribuições. Queremos contribuir com o fortalecimento e crescimento de Dourados, município que gosto muito e onde resido há 13 anos”.

Visitantes - Além do Prefeito, participaram da atividade o Secretário Municipal de Agricultura Familiar, Ademar Zanata e a diretoria da SEMAF. A equipe da Prefeitura foi acompanhada pessoalmente pelo Chefe-Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira; pelo Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia, Auro Akio Otsubo; pela Chefe-Adjunta de Administração, Érica Alves Bonin e pelo Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Walder Antonio Gomes de Albuquerque Nunes.

A equipe da SEMAF, que acompanhou participou da visita, foi composta pelo Diretor de Produção da SEMAF, Guilherme Cardoso Oba; pela Diretora de Desenvolvimento da SEMAF, Kallen Christiany Miranda Ferreira; Diretora de Administração, Bruna Estelai de Faveri Macedo e pelo Diretor de Logística, João Bosco Ferreira Rocha.

Christiane Congro Comas Mtb-SC 00825/9

Jornalista Profissional

Embrapa Agropecuária Oeste

 

Contatos para a imprensa

christiane.comas@embrapa.br

Telefone: (67) 9-9944-9224 (WhatsApp)

Comentários