Cidades / Região

Paciente de 70 anos com Covid-19 recebe alta após ficar 16 dias internada em Dourados

Ela chegou a ficar cinco dias na UTI (Unidade de terapia intensiva), mas não precisou ficar entubada.

Rosa Maria da Silva Moutinho, de 60 anos - Foto: Reprodução/Facebook Rosa Maria da Silva Moutinho, de 60 anos - Foto: Reprodução/Facebook

A paciente Rosa Maria da Silva Moutinho, de 70 anos, que estava internada no Hospital Santa Rita de Dourados desde o dia 14 de abril com diagnostico do novo coronavírus (Covid-19), recebeu alta nessa quarta-feira (29). Ela chegou a ficar três dias na UTI (Unidade de terapia intensiva), mas não precisou ficar entubada.

Quando ela recebeu alta, na noite de ontem, foi recepcionada por funcionários do hospital, que estavam alinhados no corredor, batendo palmas, enquanto a paciente passava em uma cadeira de rodas. O vídeo foi publicado no Facebook da unidade hospitalar

https://www.facebook.com/elisangela.venceslau.5/videos/753115268558280/

https://www.facebook.com/elisangela.venceslau.5/videos/753115321891608/

Dona Rosa e a filha Rosângela, de Campo Grande, viajaram para o Rio de janeiro e testaram positivo para o novo coronavírus no dia 14 de abril. A outra filha, Rosana da Silva Moutinho, de 37 anos, que ficou em isolamento domiciliar em Dourados, também diagnosticada com a Covid-19. 

Para a reportagem da 94FM, a filha da dona Maria falou sobre a doença e comentou sobre a importância em se cuidar. “O negócio é muito sério e a gente precisa levar com muita responsabilidade, porque a minha mãe ficou muito tempo sozinha. A mãe de repente ficou ruim e de repente estava sozinha e isolada, sem ninguém, e isso fez a diferença, entender a importância de quem está junto dela de verdade. Foi tudo muito difícil... essa doença é muito traiçoeira... a mãe estava se recuperando, de repente piorou e vimos a mãe à beira da morte. É muito medo de não conseguir nem se despedir”, disse.

Rosana  falou que teve dor de cabeça, dor nos olhos e no corpo, náusea, confusão mental, tosse seca e falta de ar. ela disse que os sintomas apareceram depois de três dias. "Foram dias difíceis, principalmente porque não estávamos em casa só por causa da quarentena, estávamos em isolamento domiciliar porque estávamos doentes”, falou.

Com a finalização da quarentena da dona Rosa, Dourados contabiliza zero casos para Coronavírus. Das 12 pessoas diagnosticadas com a doença no município, onze estão curadas. O outro caso é de um douradense, que pegou a doença fora de Mato Grosso do Sul e morreu no Tocantins no último dia 25. Apesar do óbito ter ocorrido no Tocantins, o caso foi registrado em Dourados.

Coronavírus em MS

O número de pessoas infectadas com Covid-19 em Mato Grosso do Sul subiu para 249 ontem (29), de acordo com informações do último boletim epidemiológico, com dados até as 10h de hoje.

As últimas confirmações foram registradas em Três Lagoas, município com 96.341 habitantes. Entre ontem e hoje, Três Lagoas registrou nove casos do novo coronavírus. Os pacientes têm entre 19 e 70 anos. Quatro deles não sabem como pegaram o vírus, o restante teve contato com pessoa infectada. Todos eles, duas mulheres e sete homens, estão em isolamento domiciliar. Agora, a cidade contabiliza 50 casos confirmados de Covid-19.

Três Lagoas é o segundo município de MS com mais casos confirmados, ficando atrás apenas de Campo Grande, que tem 128 confirmações. 

Conforme o boletim, do total de pessoas com Covid-19 em MS, 95 estão em isolamento domiciliar, 13 seguem internadas e 132 são consideradas curadas. Ainda conforme os dados, nove pessoas morreram por Covid-19 no Estado. 

Comentários