educação

Por falta de aluno, Prefeitura de Douradina fecha escola de Bocajá a partir de 2014

Douradina Informa

A partir do próximo ano a Escola Municipal Maria da Glória Muzzi Ferreira, localizada no distrito de Bocajá, terá suas atividades encerradas. A decisão foi tomada pela administração atual, considerando o baixo número de alunos matriculados. Descontentes por isso, alguns alunos e moradores reuniram-se na manhã desta sexta-feira (08), em frente à escola para protestarem.

O entendimento definitivo para o fechamento da escola deu-se dia 22 de outubro com a participação de toda a comunidade escolar: pais, professores, funcionários administrativos, equipe da SEMEC e representante de vereadores. A Escola Maria da Glória, que foi fundada em 1984, está atualmente com 48 alunos distribuídos nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, tendo em média oito alunos por sala.

Segundo a Secretária Sueli Azevedo, o número mínimo recomendado pelo FUNDEB de alunos matriculados por turmas deve ser de vinte e cinco. “Infelizmente a projeção para o ano 2014 é que o número atual diminua ainda mais, inviabilizando o funcionamento da escola. Os gastos seriam altamente desproporcionais entre o que a administração recebe do FUNDEB e o que ela deverá custear”.

De acordo com o Supervisor de Gestão Escolar Ismael Narcizo, a desativação da escola não foi resultado de impulso, porém, desde o ano passado a Secretaria de Educação vem conversando com os pais e funcionários prevendo que isso poderia acontecer, uma vez que há uma legislação a ser respeitada para que as unidades escolares possam ter autorização de funcionamento pelo Conselho Estadual de Educação de MS.

“Eu realmente lamento muito por ver o fechamento da escola, no entanto, entendo que a os números mostram que a decisão tomada foi a mais sensata”, disse o vereador Odair Rocha que estudou do 3º ao 8º ano do Ensino Fundamental nesta escola.

Na reunião realizada no dia 22 com os pais e funcionários e Secretária de Educação, ficou o entendimento de que o prédio da escola poderá ser utilizado para realização de projetos esportivos, curso de informática entre outros.

Comentários