fechando o cerco

Prefeitura vai usar ponto eletrônico para acabar com 'farra dos médicos' nos postos

do MidiaMax

Após várias denúncias de que médicos da rede pública de Saúde não cumprem carga horária de serviço, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que irá adotar um ponto eletrônico, para tentar que os servidores cumpram o contrato. Atualmente a folha de presença é preenchida a mão.

“Um convênio entre a prefeitura e o Tribunal de Justiça vai implantar o ponto para minimizar o problema e moralizar essa situação. Além disso, vão receber de acordo com a produção”, justificou o secretário Ivandro Fonseca.

A presença de maneira eletrônica será obrigatória a todos os servidores de todos os postos de Saúde. No início da gestão, Ivandro fez mais de 200 sindicâncias nas unidades e verificou que 90% dos médicos cumprem o expediente.

“Mas 10% apresentam problemas. Alguns alegam que tinham acordos verbais, mas nós não vamos aceitar isso. Denúncias apontam que há outros ainda que chegam ao posto, ficam uma hora e vão embora”, afirmou o secretário.

As sindicâncias também apuraram sobre problemas estruturais, de gestão, falta de medicamentos e não cumprimento de plantões por profissinais da Saúde.

O resultado destas apurações será encaminhado para o Ministério Público e os médicos que comprovadamente não cumprem carga horário terão os processos analisados pela Procuradoria Geral do Município e poderão ser demitidos, segundo o secretário.

“Não posso citar nomes, mas se comprovado isso, já que temos denúncias de que alguns não cumprem horário há cinco anos, por exemplo, eles terão que ressarcir os recursos recebidos indevidamente”, destacou Ivandro.

Um dos alvos da investigação é o vereador e ex-presidente da Câmara, Paulo Siufi (PMDB). Ele é concursado como médico da prefeitura e está lotado no distrito de Aguão, onde atendia apenas uma vez por semana. Ele admitiu que tinha feito um acordo verbal com o primo e ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB).

Ivandro afirmou que Siufi atendeu 843 pacientes em cinco anos, ou seja, uma média de apenas 14 atendimentos por mês e o comparou com outros médicos que atendem uma média de 300.

Comentários