DOURADOS

Presidente da Setlog apresenta rota latino-americana para acadêmicos da UEMS

Na oportunidade, Claudio Cavol pôde explorar os benefícios do projeto Rila.

Nesta segunda-feira (9), o presidente do Setlog/MS (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul) Claudio Cavol, esteve em Dourados a convite do reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) Fabio Edir dos Santos Costa, para apresentação da Rota de Integração Latino-Americana (Rila) aos universitários e corpo docente da instituição, em especial aos cursos de Turismo e Direito.

Na oportunidade, Cavol pôde explorar os benefícios do projeto Rila, que tem como objetivo ligar o Brasil através da região oeste aos países vizinhos, como, Paraguai, Chile, Bolívia e Argentina, a fim de expandir a exportação de produtos e alimentos produzidos aqui aos demais continentes. Atualmente isso só acontece pelo Porto de Santos (SP) e Paranaguá (PR).

“É muito importante entender que, além da viabilidade econômica que a rota vai trazer, de melhoria ao bem-estar social para nossa população, nós também poderemos ter acesso à cultura desses países, que estão conectados a nós dentro do projeto”, afirmou o presidente ressaltando o grande benefício que a rota proporciona à área de turismo.

“Nós não olhamos para o oeste, infelizmente. O Mato Grosso do Sul principalmente, que está de costas para esses países. Está na hora de ultrapassar a barreira natural, que é a diferença entre os idiomas, e a universidade irá nos ajudar também desta forma”, explicou sobre a importância de integrar a comunidade acadêmica ao projeto.

Durante a palestra, o público presente conheceu os dados a respeito de qualidade logística do Brasil, seja ela rodoviária, ferroviária, aérea ou via portos marítimos e também os índices de exportação do País para outros continentes.

MS é responsável por enviar para além das fronteiras oceânicas, $4.785 milhões de dólares por ano. Esse número poderá chegar a atingir proporções exponenciais através da rota latino-americana.

“O trabalhador e as empresas brasileiras são muito bons, pois, mesmo sem a estrutura adequada, colocam o País na oitava maior economia do mundo. Nós temos um potencial para muito mais, e a Rila promete explorar esse potencial” destacou Cavol.

Sobre as fronteiras do Brasil com essas nacionalidades vizinhas, que atualmente estão em discussão pelos diversos impactos negativos, como o contrabando, Cavol foi enfático dizendo que, “os governantes brasileiros e dos países de fronteira tem a obrigação de dar condições técnicas e amparo tecnológico para que as aduanas sejam rápidas, eficientes e seguras. Não há mais desculpas para continuarmos nesse estado em pleno século XXI. Precisamos cobrar dos nossos governos que se deixe o comodismo que os trouxe até aqui e proporcione bem-estar a nossa população, a quem quer empreender e a quem quer prosperar”.

INTERCÂMBIOS

Além das contribuições na economia, a Rila promete garantir aos estudantes brasileiros a oportunidade de conhecer novos países e as suas culturas através de intercâmbios e viagens de pesquisa, segundo o reitor da UEMS Fabio Edir.

“A participação universitária dentro da Rila é de extrema importância. Hoje a UEMS coordena o projeto UniRila que integra universidades brasileiras às instituições educacionais chilenas, argentinas e paraguaias. Esse contato viabiliza projetos de intercâmbio e extensão de pesquisa aos nossos estudantes” afirmou Fabio.

O evento aconteceu na noite de ontem (09) no auditório do bloco A da UEMS, localizado na Cidade Universitária de Dourados e reuniu centenas de estudantes e professores.

 

Comentários