nota de repúdio

Sindicato dos Jornalistas Profissionais divulga nota de repúdio contra censura

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NA REGIÃO DA GRANDE DOURADOS (SINJORGRAN)

CLUBE DE IMPRENSA DE DOURADOS

Nota de repúdio

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran) e a presidência do Clube de Imprensa de Dourados (CID) repudiam a agressão ocorrida na tarde desta segunda-feira, 29 de julho de 2013, tendo como vítima a jornalista Thalyta Andrade, praticada por alguns membros que se diziam representantes do Movimento Popular Passe Livre – Dourados, na Câmara de Vereadores.

O Sinjorgran tem o dever estatutário de defender o livre exercício da profissão de jornalistas resguardando ampla independência e liberdade de pensamento e ação.

Qualquer tipo de agressão que busque censurar, cercear ou intimidar o trabalho jornalístico deve ser veemente denunciado para que a liberdade de imprensa em nenhum momento seja ameaçada.

Lamentamos que essa violência tenha tido origem em um Movimento que afirma buscar reivindicações por vias democráticas e ressaltamos que possíveis insatisfações referentes a publicações de origem noticiosa devem ser tratadas pelos meios legais, não pela violência contra o profissional, ainda mais antes mesmo que a informação tenha sido publicada, lembrando a censura prévia da Ditadura Militar, período lamentável na história do Brasil.

Ressaltamos ainda, a importância do fortalecimento da categoria de profissionais jornalistas por meio do Sindicato, para que em momentos de ameaça ao exercício profissional como esse, a entidade seja o canal representativo legítimo frente a intimidações de qualquer natureza. Lembramos ainda que é necessário equilíbrio na cobertura das pautas e que devemos ter o Código de Ética como nosso guia.

Dourados-MS, 29 de julho de 2013

Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados – Sinjorgran

Clube de Imprensa de Dourados

Sinjorgran - Rua Benjamin Constant, 1735, Jardim Faculdade, Dourados-MS, CEP 79824-120. Fone: 3422-5540. E-mail sinjorgran@yahoo.com.br

Comentários