Cidades / Região

Sistema indica que inverno deste ano será menos frio e sem geada em Dourados

Método matemático aponta mínima entre 8,6ºC e 13,2ºC em junho em Dourados; no ano passado, previsão era de 5ºC e dados consolidados apontaram 6ºC

Método matemático aponta mínima de 10,9ºC em junho em Dourados (Foto: Ailson Souza) Método matemático aponta mínima de 10,9ºC em junho em Dourados (Foto: Ailson Souza)

Desenvolvido pelo pesquisador Danilton Flumignan, da Embrapa Agropecuária Oeste, um método descrito como “capaz de prever com bastante antecedência a ocorrência de geadas da região sul do estado de Mato Grosso do Sul” indica que o inverno deste ano será menos severo em Dourados. A temperatura mínima esperada para junho é de 10,9ºC, enquanto a previsão de 2018, feita nesta mesma época, apontava para 5ºC. 

A partir de dados de chuva medidos na estação agrometeorológica Guia Clima em Dourados e da temperatura da superfície do mar fornecidos pela agência americana National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), o sistema com índice de confiança de 95% “é capaz de prever em dezembro, e com uma margem de erro conhecida de ±2,3ºC, qual a temperatura mínima deverá ocorrer em junho, no sul do Mato Grosso do Sul”.

Criado com o objetivo de alertar produtores de milho da região sobre riscos climáticos durante a safrinha de meio de ano, o método do pesquisador da Embrapa em Dourados aponta “se ocorrerá a geada e com qual intensidade”.

“O pesquisador revela que, segundo dados coletados até o momento, a região não deverá sofrer com geadas este ano”, informou a Embrapa em notícia divulgada na terça-feira (9) em seu site institucional. “Segundo o pesquisador, para 2019 o sistema específico de previsão de geadas para o sul de Mato Grosso do Sul demostrou que a temperatura mínima prevista para junho é de 10,9 ºC”, acrescentou.

“Considerando-se a incerteza associada ao modelo matemático que faz a previsão, estima-se que a temperatura poderá ficar entre 8,6 ºC e 13,2 ºC. As geadas geralmente ocorrem com temperaturas abaixo de 4ºC, e somente abaixo desse patamar é que podem vir a ser classificadas como fraca, moderada ou forte”, explicou Flumignan.

A Embrapa lembra ainda que em 2018 “a previsão divulgada foi a de risco de geada moderada em junho, com temperatura mínima prevista de 5ºC, podendo oscilar entre 2,7 e 7,3ºC”. “Os dados divulgados pela previsão se confirmaram e a temperatura mínima registrada em junho de 2018, foi de 6ºC, em Dourados, e 5,2ºC, em Rio Brilhante”, esclarece.

Comentários