BALANÇO

Um mês após primeiras confirmações, MS tem um caso de coronavírus a cada 6 horas

Resumo de dados sobre a situação atualizada de Mato Grosso do Sul - Crédito: Reprodução Resumo de dados sobre a situação atualizada de Mato Grosso do Sul - Crédito: Reprodução

Na terça-feira (14/4) completa um mês desde a confirmação dos primeiros casos de coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul, no dia 14 de março. Na ocasião, dois moradores de Campo Grande tiveram os testes confirmados como positivos para a nova doença. 

Nesse espaço de tempo, o Estado atingiu a marca de 115 casos positivos de Covid-19 chegando a uma média de 3,5 novos infectados a cada 24 horas (contando os 32 dias) ou de quase um caso novo a cada seis horas. 

Neste mesmo período, a média de óbitos é foi de aproximadamente um para cada semana desde que o vírus chegou em solo sul-mato-grossense. Morreram por complicações envolvendo o coronavírus duas pessoas de Batayporã e duas de Campo Grande.

BALANÇO GERAL 

Observando os dados fornecidos diariamente pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) por meio do Boletim Epidemiológico do Coronavírus, é possível perceber alguns detalhes sobre a evolução da transmissão em Mato Grosso do Sul.

Os dois maiores picos de confirmações nestas últimas semanas aconteceram já no mês de abril, por exemplo. 

Entre os dias 06/04/2020 e 07/04/2020 foi registrado recorde no número de infectados em 24 horas, passando de 66 para 80, ou seja, 14 casos novos de um dia para o outro. 

No último final de semana foi relacionado mais uma alta, com 12 novos casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul em 24 horas, entre sábado (12/04) e domingo (13/04). 

Observando a curva ascendente de confirmações também é possível apontar que a média de confirmações subiu de um mês para o outro. 

Para se ter uma ideia, durante 18 dias no mês de março, entraram para lista de novos casos de coronavírus um total de 48 sul-mato-grossenses. 

Já em apenas 14 dias durante o mês de abril o Estado registrou 67 novos casos da doença. 

Situação que tem preocupado as autoridades em Mato Grosso do Sul que insistem na ampliação das campanhas em favor do isolamento social como solução para frear este aumento. 

DOURADOS

A segunda maior cidade do Estado registrou mais dois casos de coronavírus nesta terça-feira (14), abrigando nove dos 115 casos da doença em todo Mato Grosso do Sul. 

Desta forma, Dourados tem 6 casos confirmados da doença que já encerraram o período de quarentena, uma pessoa internada em hospital particular, além dos dois novos casos que estão iniciando o período de isolamento.   

MUNICÍPIOS

As 16 cidades de Mato Grosso do Sul que possuem casos confirmados de Covid-19 são: Campo Grande (55), Três Lagoas (11), Nova Andradina (10), Dourados (9), Sonora (9), Batayporã (6), Chapadão do Sul (6), Paranaíba (2), Alcinópolis (1), Corumbá (1), Coxim (1), Naviraí (1), Ponta Porã (1), Rio Verde de Mato Grosso (1) e Sidrolândia (1).

 

Comentários