CAPITAL

Vítimas de violência podem denunciar crime em farmácias de Campo Grande com “x” nas mãos

Mulheres que são vítimas de violência doméstica podem desenhar um "x" nas mãos, e mostrar para atendentes de farmácias acionar socorro.

Com um “x” desenhado nas mãos ou em um papel, vítimas de violência doméstica, podem denunciar o crime em farmácias de Campo Grande. Ao mostrar o sinal, o atendente do local acionada a polícia para prestar apoio à vítima.

A campanha “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”, lançada pela prefeitura municipal foi feita em parceria com a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

O objetivo é abrir mais uma forma de denunciar o agressor e livrar a mulher da violência. O município conta com 85 farmácias na Rede Municipal de Saúde que poderão integrar a campanha como ponto de acolhimento, e mais de quase mil drogarias particulares. Após avisar ao funcionário da farmácia, a Polícia Militar deve ser imediatamente acionada. Os funcionários das unidades que farão parte da campanha serão orientados e treinados em como agir nessas situações.

Conforme a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), existe constatação da subnotificação dos casos de violência doméstica e familiar contra mulheres detectada durante a pandemia do coronavírus nas unidades policiais e judiciárias. Com o isolamento social, as mulheres acabaram ficando confinadas em suas casas com seus agressores, à mercê de toda forma de violência.

Comentários