Clima

Alertas indicam que Dourados enfrenta riscos de chuvas intensas ou tempestade

Na terça-feira, município já enfrentou sensação térmica 40.5ºC às 12 e rajadas de vento de 39 quilômetros por hora às 13h48

De acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, esta quarta-feira segue quente e seca em Dourados (Foto: Gilberto Pieretti/Arquivo) De acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, esta quarta-feira segue quente e seca em Dourados (Foto: Gilberto Pieretti/Arquivo)

Dois alertas emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta quarta-feira (26) indicam que Dourados está em uma zona geográfica em risco para chuvas intensas ou tempestade pelo menos até o final da manhã de quinta-feira (27).

Na terça-feira (25), o município enfrentou sensação térmica 40.5ºC às 12 e rajadas de vento de 39 quilômetros por hora às 13h48. Essas duas ocorrências foram alertadas pelo Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, que mantém uma estação agrometeorológica em atividade desde 1979.

Já em relação aos avisos meteorológicos emitidos pelo Inmet hoje, o que aponta perigo potencial de chuvas intensas detalha que a precipitação pluviométrica pode variar entre 20 e 30 milímetros por hora ou totalizar 50 milímetros no dia, tudo isso acompanhado de ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora.

No entanto, as condições climáticas podem ser mais severas, porque o outro alerta, de perigo de tempestade, aponta risco de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros no dia, além de ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora e queda de granizo. Isso pode ocasionar ainda corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

De acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, esta quarta-feira segue quente e seca na maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul.

Até a publicação dessa matéria, a estação agrometeorológica em atividade no município apurou temperatura mínima de 24.1ºC às 5h14 e máxima de 36.6ºC às 13h51, com sensação térmica de 38.7ºC às 14h00. Em contraponto, a umidade relativa do ar caiu de 83% às 5h15 para 38% às 13h25.

Comentários