CLIMA 

Chuva faz temperatura despencar e encerra período de estiagem em Dourados

Temperatura caiu 15.3°C entre o período da tarde e início da madrugada desse domingo (28) - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo Temperatura caiu 15.3°C entre o período da tarde e início da madrugada desse domingo (28) - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo

Após 17 dias, Dourados voltou a registrar chuva considerada expressiva. Foram 18.4 milímetros no decorrer de quase duas horas no final da tarde de domingo (28), conforme informações da plataforma de monitoramento agrometeorológico Guia Clima. 

A chuva veio em dia de forte calor na cidade. A temperatura chegou a despencar de 35.8°C às 14h25 para 20.5°C registrado às 23h53. A sensação térmica marcou 37.7°C às 14h45. 

Mesmo com a precipitação pluviométrica de domingo, Dourados deve fechar o mês com média mensal inferior a esperada para este mês, ainda de acordo com a ferramenta da Embrapa Agropecuária Oeste. 

Até agora, foram 42.4 milímetros acumulados, ante a média de 155.1 milímetros de novembro, média que tem como base cerca de 40 anos de monitoramento climático. 

Próximos dias

Dourados continua em uma zona geográfica sob alerta de risco potencial de tempestade emitido ontem (28) pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) vigente até às 11h desta segunda-feira (29). 

A previsão para hoje é de dia com céu nublado com possibilidade de pancadas de chuvas e trovoadas nos três períodos. As temperaturas variam entre 20°C e 28°C. 

Para esta terça-feira (30) o calor aumenta um pouco com máxima prevista de 32°C e mínima de 17°C, mas sem chuva e poucas nuvens.

Na quarta-feira, 1º de dezembro, o Inmet indica dia com céu parcialmente nublado, mínima de 19°C e máxima prevista de 35°C, mas sem chuva. 

As previsões também mostram que chuvas isoladas podem ocorrer na próxima quinta-feira (2/12) em Dourados, com temperaturas variando entre 22°C e 32°C. 
 

Comentários