CLIMA

Dourados bate recorde histórico de chuva em janeiro

Volume de chuva acumulado já supera 307 milímetros em Dourados - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News Volume de chuva acumulado já supera 307 milímetros em Dourados - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News

Janeiro de 2021 já é o mais chuvoso da história recente de Dourados. Conforme o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, até agora só não choveu em cinco dias do mês e o índice pluviométrico acumulado chegou a 307.4 milímetros ontem (25). Nesta terça-feira (26), já foram mais 1.6 milímetros.

De acordo com as estatísticas atualizadas pela estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município, ao longo dessas mais de quatro décadas de monitoramento climático a chuva média mensal de janeiro em Dourados foi calculada em 163.2 milímetros. Em 2018, o mês totalizou 02.3 milímetros e em 1997, foram 299.7 milímetros. 

O recorde histórico alcançado neste ano é consequência de precipitações pluviométricas constantes, registradas em 20 dos 25 primeiros dias. O maior volume deste mês ocorreu ontem, 74.7 milímetros. 

Mas o índice pluviométrico acumulado deve crescer, já que Dourados segue em alerta para chuvas intensas. Emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), esse aviso aponta risco de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia. 

Segundo o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), deve chover até domingo (31) no município. 
 

Comentários