CLIMA

Forte calor em Dourados motiva alerta de atenção por riscos à saúde

Temperatura pode chegar a 37°C nesta sexta-feira (3) em Dourados - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo Temperatura pode chegar a 37°C nesta sexta-feira (3) em Dourados - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo

Com previsão de temperaturas altas para esta sexta-feira (3/12) e nos próximos dias em Dourados, o sistema de monitoramento agroclimático Guia Clima emitiu alerta nesta sexta-feira (3/12) solicitando atenção das pessoas com a saúde. 

De acordo com o aviso, níveis de temperatura entre 32.1°C e 41°C requerem “muita atenção” diante dos riscos de desconforto, situação que pode gerar mal desempenho, mal-estar, inquietação e perda de concentração. 

Conforme previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para esta sexta-feira (3) em Dourados, o calor excessivo pode atingir máxima de 37°C. As temperaturas altas também podem causar fadiga, câimbra e esgotamento, conforme a plataforma de monitoramento da Embrapa Agropecuária Oeste.

Ainda início da manhã desta sexta-feira, Dourados registrou máxima de 28.2°C às 8h11 e mínima de 19.2°C às 4h52. 

Além da temperatura em elevação, está previsto para os períodos da tarde e da noite de hoje possibilidade de aumento de nebulosidade e pancadas isoladas de chuvas que podem vir acompanhadas de trovoadas. 

Próximos dias

O final de semana promete ser de calor intenso na maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul, ainda segundo previsão estendida do Inmet. 

Neste sábado (4), a mínima esperada é de 23°C e máxima mais uma vez de 37°C. Não há previsão de chegada de chuva. 

No domingo (5), temperatura máxima pode atingir 38°C, mínima de 23°C. Com aumento de nebulosidade, podem ocorrer pancadas isoladas de chuvas em Dourados. 

O Guia Clima registrou chuva de 0.5 mm nessa quinta-feira (2), com duração de apenas três minutos. A média esperada para dezembro é de 177.7 mm.
 

Comentários