Clima

Inmet alerta para risco de chuvas intensas e rajadas de ventos

Se forem confirmadas as previsões para esta quarta e quinta-feira, Dourados pode encerrar um período de 11 dias sem registro de chuvas expressivas - Crédito: Hedio Fazan/ Dourados News Se forem confirmadas as previsões para esta quarta e quinta-feira, Dourados pode encerrar um período de 11 dias sem registro de chuvas expressivas - Crédito: Hedio Fazan/ Dourados News

Aviso do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para risco de ocorrerem chuvas volumosas e ventanias em Dourados entre o período da tarde desta quarta-feira (19) e o final da manhã de quinta-feira (20). 

A cidade está em faixa geográfica que abrange desde a região Sul do Estado e se estende até o Noroeste de Mato Grosso do Sul. 

Segundo o Alert-AS (Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul), há “perigo potencial” de ocorrerem chuvas de 20 mm até 30 mm por hora ou até 50 mm em um único dia, além de ventos intensos de até 60 km/h.

Além disso, é estimado “baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”.

Previsão climática do Inmet para esta quarta-feira (19) é de temperaturas ligeiramente abaixo dos índices registrados ontem (18) em Dourados. 

Enquanto a máxima esperada para hoje é de 34°C, na terça-feira (18) o Guia Clima apurou pico de 37.1°C exatamente às 13h44.
Já para amanhã (20) é esperado calor de até 35°C na cidade.  

Se forem confirmadas as previsões para esta quarta e quinta-feira, Dourados pode encerrar um período de 11 dias sem registro de chuvas expressivas. 

Até a manhã de hoje, o município tem acumulado 38.3 mm desde o início do mês, se mantendo abaixo da média história de 167.5 mm esperada para janeiro, dado construído com base em mais de 40 anos de monitoramento climático realizado pela Embrapa Agropecuária Oeste. 
 

Comentários