Mato Grosso do Sul começou esta terça-feira (23) com cara de inverno de verdade. Antes mesmo da massa de ar frio ganhar força nos próximos dias, os termômetros já marcaram mínimas abaixo dos 10°C em várias cidades, principalmente na região sul do Estado.
Mato Grosso do Sul registrou temperaturas abaixo dos 10°C nesta terça-feira (23), com a menor mínima em Sete Quedas, de 7,7°C. Segundo o Cemtec, uma frente fria intensa deve manter o Estado sob chuva, vento forte e ar polar até quinta-feira, quando Dourados, Ponta Porã e Iguatemi devem chegar a 3°C, com possibilidade de geada. Este pode ser o episódio de frio mais forte de 2026 no Estado.
A menor temperatura registrada nesta manhã foi em Sete Quedas, com 7,7°C. Em Ponta Porã, os termômetros marcaram 7,8°C, enquanto Aral Moreira teve 8,1°C. Em Campo Grande, a mínima foi de 12,8°C, mas a sensação térmica caiu para 6,6°C.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a queda nas temperaturas está ligada ao avanço de uma frente fria intensa, que deve manter Mato Grosso do Sul sob influência de chuva, vento forte e ar polar até quinta-feira. A previsão indica que este pode ser o episódio de frio mais forte de 2026 até agora no Estado.
As mínimas registradas nesta terça-feira foram:
Os índices podem sofrer alterações nas próximas horas, conforme a atualização das bases meteorológicas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) espalhadas pelos municípios.
Nesta terça-feira, a instabilidade ainda predomina em boa parte de Mato Grosso do Sul. O avanço da frente fria, combinado com uma área de baixa pressão atmosférica entre Paraguai e Bolívia e um cavado pré-frontal, favorece a formação de chuva e tempestades. Há possibilidade de raios e rajadas de vento que podem passar de 60 km/h em pontos isolados.
Em Campo Grande, a máxima prevista para esta terça-feira é de 20°C. No interior, as máximas devem chegar a 22°C em Coxim e Paranaíba, 21°C em Corumbá, 20°C em Porto Murtinho, 19°C em Três Lagoas, 17°C em Camapuã, 16°C em Aquidauana, 15°C em Dourados, Anaurilândia e Iguatemi, e 13°C em Ponta Porã.
Na quarta-feira, o frio ganha força. A massa de ar frio associada à frente fria mantém a previsão de chuva e tempestades principalmente nas regiões centro, norte, pantaneira e nordeste do Estado. Nas demais áreas, o tempo tende a ficar mais firme, com sol e variação de nebulosidade.
Mesmo com a redução da instabilidade em parte de Mato Grosso do Sul, o destaque será a queda acentuada nas temperaturas. Em Campo Grande, a previsão é de mínima de 10°C e máxima de 16°C. No sul do Estado, Ponta Porã e Iguatemi devem marcar 4°C, enquanto Dourados pode registrar 5°C.
A quinta-feira deve ser o dia mais crítico para o frio. A chance de chuva fica mais restrita às regiões norte e nordeste, enquanto o tempo deve permanecer estável nas demais localidades. O problema é que estabilidade, neste caso, não significa calor. Pelo contrário.
As menores temperaturas estão previstas para o sul do Estado. Dourados, Ponta Porã e Iguatemi devem registrar mínimas de 3°C. Em Campo Grande, a previsão é de 10°C a 17°C. Também há possibilidade de geada em algumas regiões, especialmente onde o frio for mais intenso durante a madrugada e o início da manhã.
A tendência para os próximos dias indica acumulados de chuva entre 10 mm e 50 mm no período de 22 de junho a 8 de julho, principalmente nas regiões centro-sul, sudeste e nordeste de Mato Grosso do Sul.

Comentários