Clima

MS tem cidades sem um pingo d’água e outras com risco de enchente

Ainda não choveu em Sonora e Coxim, cidades de MS listadas como mais quentes do Brasil nos últimos 4 dias

Chuva em Campo Grande na manhã desta sexta-feira. (Foto: Henrique Kawaminami) Chuva em Campo Grande na manhã desta sexta-feira. (Foto: Henrique Kawaminami)

A chuva que começou na madrugada desta sexta-feira (14) no leste, sul e centro de Mato Grosso do Sul ainda não chegou ao norte do Estado. A mudança de tempo dividiu o clima do Estado e cidades como Coxim e Sonora, que nos últimos dias ficaram no ranking das mais quentes do Brasil, continuam na estiagem.

No leste do Estado, a chuva ainda não chegou. Há 20% de chance do fenômeno para as cidades de Três Lagoas e Paranaíba. Em Inocência, o clima já está nublado e há 50% de chance de chuva.

Também não choveu em Sonora e Coxim, duas cidades que ultrapassaram os 40°C nos últimos 4 dias. No entanto, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) há previsão de pancadas isoladas no decorrer do dia.

Segundo o meteorologista Natálio Abrão, em Angélica a chuva é forte com trovoadas e acumulado de 14 milímetros. Os ventos chegam a 61km/h. Em Aral Moreira, o fenômeno começou às 22h de ontem e não parou até agora. O acumulado de água é 41,6 milímetros e os ventos chegaram a 53km/h.

Em Bela vista já choveu 10,4 mm, mas sem o acompanhamento de ventos. O clima em Bonito também está chuvoso, com ventos de até 40 km/h e acumulado de 8 milímetros. Na cidade de Caarapó a chuva já soma 23 mm. A ventania durou a noite toda com rajadas de 49 km/h.

Em Campo Grande, a estiagem durou 10 dias. A última chuva ocorreu no dia 4 de setembro. Até agora, o fenômeno acumula 2 mm, mas a chuva deve continuar. Desde ontem, as rajadas de ventos chegaram a 48 km/h.

Dourados, no sul do Estado, chove desde a madrugada. O acumulado soma 15,2 mm e o vento, segundo o meteorologista foi de 51 km/h. No entanto, segundo o Guia Clima da Embrapa, a velocidade dos ventos até às 1h, desta sexta foi de 6,9 km/h e nesta manhã de 2,1 km/h.

Em Jardim a chuva soma 7 milímetros. Em Ponta Porã, a chuva começou ontem à noite e já soma acumulado de 36 mm. A velocidade do vento chegou a 48km/h.

Em Nova Andradina, a chuva é forte e a velocidade do vento chega a 89 km/h. Em Porto Murtinho, a chuva começou na madrugada e nesta manhã acumula 11 mm com ventos de até 48 km/h.

Na cidade de Rio brilhante, a chuva é fraca e soma 4,4 mm. Não há registros de ventos. Depois de chover a noite toda, o tempo permanece nublado em Sete Quedas. Os ventos chegaram a 40 km/h e o acumulado de água chegou a 18,2 mm.

Risco de enchente - Em Juti, Laguna Caarapã, Maracaju, Nova Alvorada do Sul e Nova Andradina há risco de enchente. Além da forte chuva, ventos fortes registram velocidade de 89 km/h. Há estragos pelos municípios e a quantidade de água soma 25 mm.

Nas cidades de Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí e Ivinhema, os ventos fortes chegaram à velocidade de 65 km/h. A chuva forte foi acompanhada de raios e trovões e somou 12,4 mm.

Comentários