SECA

Sem chuva desde o dia 20, Itaporã e Região vive ‘estado de atenção’ por baixa umidade

Depois de passar pelo segundo abril mais seco de sua história, município agora enfrenta índices baixos de umidade relativa do ar

Tempo seco derrubou índice de umidade relativa do ar para 23% na tarde desta quinta-feira em Itaporã. Foto: Divulgação Tempo seco derrubou índice de umidade relativa do ar para 23% na tarde desta quinta-feira em Itaporã. Foto: Divulgação

A Embrapa Agropecuária Oeste divulgou nesta quinta-feira (3) um alerta para “estado de atenção” em Itaporã e Região por causa do tempo seco. Sem registro de chuvas desde 20 de abril - há 12 dias-, o município enfrenta baixo índice de umidade relativa do ar. Nesta tarde, leituras da estação agrometeorológica indicaram mínima de 23% às 15h03. 

“Níveis baixos de umidade relativa do ar indicam que há uma pequena quantidade de água, em forma de vapor na atmosfera. Quando isso ocorre, são comuns os problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele”, detalha o Boletim Guia Clima.

Com base no critério da Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliar os riscos à saúde humana de baixos índices de umidade do ar, Embrapa informa que índices entre 30% e 20% gera alerta de “Estado de Atenção”. De 20% a 12%, trata-se de “Estado de Alerta” e menor que 12% caracteriza “Estado de Emergência”.

 

De acordo com o banco de dados obtidos pelo sistema de leituras climáticas feitas pela estação agrometeorológica em atividade desde 1980 no município, Itaporã, e toda Região da Grande Dourados já teve tempo ainda mais seco, com índices de umidade relativa do ar comparáveis aos de uma área de deserto. Foi em agosto de 2010, quando houve registro de 8% às 13h20 do dia 28 e às 14h15 do dia 29, sábado e domingo, respectivamente. 

Os 23% apurados na tarde desta quinta-feira decorrem de uma estiagem que persiste há 12 dias. Depois de um primeiro trimestre com chuvas abundantes, acima até mesmo das médicas históricas, Dourados teve o abril de 2018 como segundo mais seco desde 1980 – superou apenas igual mês de 2009, que passou sem qualquer gota d’água vinda dos céus.

De acordo com o Portal Climatempo, os próximos dias devem ser iguais em Itaporã. Somente para 15 de maio há indicação de chuva. Para esta data, é apontado 90% de chances de chover 9 milímetros.

 

Comentários