Concursos e Emprego

Com provas em MS, Exército abre concurso para 440 vagas na Escola de Cadetes

Alunos vão ingressar a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Foto/Divulgação) Alunos vão ingressar a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Foto/Divulgação)

Capital

Escola prepara jovens de 17 a 22 anos interessados em seguir na carreira militar

O Exército abriu inscrições para 440 vagas para o curso de formação e graduação de oficiais de carreiras, a ser realizado  na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas (SP). As provas são realizadas em todo o país, tendo a etapa, inclusive, em Campo Grande.

A Escola de Cadetes é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ),  iniciando a formação do oficial combatente do Exercito.

Serão abertas 400 vagas para homens e 40 para mulheres. Dentro deste total, 320 são de ampla concorrência para homens e 32 para mulheres. Para a cota reservada aos candidatos negros, pretos ou pardos serão 80 vagas para o sexo masculino e 8 vagas para o sexo feminino.

Podem se inscrever pessoas com idade de 17 a 22 anos, brasileiros natos e ter concluído ou estar cursando a 3ª série do Ensino Médio.

As inscrições começam no dia 7 de fevereiro até 23 de maio de 2022, com taxa de inscrição em R$ 100,00. É possível pedir isenção da taxa para quem é doador de medula óssea, constar no CadÚnico (Cadastro Único) do governo federal ou ser membro de família de baixa renda.

A prova escrita está prevista para os dias 17 e 18 de setembro, nas organizações militares do Exército no País, entre elas, Campo Grande. Para cada dia, a prova terá duração de 4h30.

Essa lista de aprovados será divulgada no dia 25 de novembro. As outras etapas do concurso já serão realizadas em Campinas, como exames de aptidão física, intelectual e psicológica.

As matrículas serão realizadas no dia 23 de fevereiro.

O ano na Escola de Cadetes abrange o período letivo, o de recesso escolar e o período de férias, entre a cerimônia de conclusão do ano letivo e a apresentação, em janeiro do ano subsequente, na Academia Militar de Agulhas Negras.

As escolas de formação militar em todo o Brasil oferecem uma ajuda de custo para os alunos ao decorrer do processo de formação. Uma bolsa-auxílio é ofertada ao aluno para ajudá-lo com despesas básicas dentro ou fora da escola.

O aluno também recebe moradia em alojamento militar com infraestrutura do Exército para permanecer escola por tempo integral. Assim que o aluno conclui o treinamento, passa a receber ajuda de custo na AMAN. Os salários de um oficial formado após todos esses processos podem chegar a média de R$ 7,5 mil.

Em caso de aprovação em todas as etapas da seleção, o candidato é matriculado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de Aluno da EsPCEx. Se concluir o curso com aproveitamento, prosseguirá para a Academia Militar das Agulhas Negras onde, após 4 anos, concluirá o curso e será declarado Aspirante a Oficial  das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.

Comentários