Concursos e Emprego

MS tem o 3º menor índice de pessoas desempregadas do país, revela IBGE

Em MS, 107 mil pessoas estão procurando emprego - Divulgação Em MS, 107 mil pessoas estão procurando emprego - Divulgação

Divulgado nesta terça-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),  a PNAD Contínua do 3º trimestre de 2021 revela que Mato Grosso do Sul tem a 3ª menor taxa de desocupação - pessoas desempregadas - entre as unidades da federação para o período. A população desocupada é formada por pessoas que estão sem trabalho, mas estão procurando emprego.

Conforme informações divulgadas, o número de pessoas desocupadas no Estado caiu 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado e fechou o 3º trimestre de 2021 com taxa de 7,6% de desocupados, que representa 107 mil pessoas sem ocupação no Estado. Por outro lado, o contingente de ocupados chegou a 1,3 milhão, crescimento de 2,5%.

A taxa está no mesmo patamar em relação ao mesmo período de 2019 e 0,3% mais alta na comparação com o 3º trimestre de 2018.

Se comparado às outras UFs, MS que tinha a quinta menor taxa de desocupação no trimestre anterior passou para a terceira menor no 3o trimestre, ficando atrás somente de Santa Catarina (5,3%) e Mato Grosso (6,6%). O maior valor foi verificado em PE (19,3%).

“No terceiro trimestre, houve um processo significativo de crescimento da ocupação, permitindo, inclusive, a redução da população desocupada, que busca trabalho, como também da própria população que estava fora da força de trabalho”, diz a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy. A população fora da força de trabalho é o contingente daqueles que não estão ocupados nem buscando emprego. 

 

Comentários