Oportunidade

Secretaria de Educação de MS abre concurso com mil vagas para professor

A Secretaria da Educação do Estado do Mato Grosso do Sul (SED - MS), tornou público o edital n° 01/2018 - SAD/SED/MAG, para provimento de cargos na área da Educação. Conforme anunciamos, o concurso SED - MS 2018 será executado pela FUNRIO, a mesma organizadora que realizar o concurso para a área de Apoio Educacional, também aberto.

Vagas

São no total 1.000 vagas para Professor (Profissional da Educação Básica), distribuídas para as seguintes áreas de conhecimento/ disciplina: Arte; Ciências da Natureza - Biologia; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Estrangeira Moderna - Inglês; Matemática; Química; e Sociologia.

Os contratados deverão ter licenciatura plena na área pretendida, devendo cumprir jornada de trabalho são de 20 horas semanais, com remuneração de R$ 1.851,36.

Atribuições

São atribuições do cargo de Professor: Atuar na Educação Básica nos níveis de Ensino Fundamental, ou de Ensino Médio; planejar e ministrar as aulas em conformidade com os Referenciais Curriculares da Rede Estadual de Ensino, o Projeto Político Pedagógico da unidade escolar e legislação inerente ao exercício do cargo/função; diagnosticar as dificuldades de aprendizagem dos educandos e propor estratégias de melhorias; avaliar o desempenho dos estudantes por meio de estratégias e instrumentos, com intuito de melhorar a aprendizagem; contribuir para a elevação dos níveis da qualidade do ensino ofertado na unidade escolar da Rede Estadual de Ensino; colaborar com as atividades da escola em articulação com as famílias e com a comunidade; participar das formações continuadas ofertadas pela unidade escolar e pela Secretaria de Estado de Educação.

Inscrição

Os interessados em participar da seleção poderão efetuar as inscrições via internet, no período de 05 de outubro a 04 de novembro de 2018, no endereço eletrônico: www.funrio.org.br.

Haverá cobrança de taxa de inscrição no valor de R$ 216,16 e os candidatos que forem pleitear isenção deve conferir as normas presentes no edital.

Seleção

O concurso será composto pelas seguintes fases:

Prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; Prova escrita discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; Prova de Títulos, de caráter classificatório.

A aplicação da prova escrita objetiva está prevista para ser aplicada no dia 16 de dezembro de 2018, nos municípios de Dourados e Campo Grande, em locais específicos e horários a serem comunicados posteriormente.

A avaliação terá duração de quatro horas, composta por 80 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Conhecimentos Pedagógicos e Metodológicos e Conhecimentos Específicos.

Competências básicas do Professor

São competências básicas para o exercício do referido cargo: Ter domínio dos conhecimentos da área de atuação; estimular o aluno à aprendizagem contínua; estimular a participação do aluno nas atividades em sala de aula; garantir o desenvolvimento do conteúdo da disciplina; proporcionar um ambiente saudável que possibilite o aprendizado; estar em contínuo aperfeiçoamento; manter postura ética; expressar-se com clareza; administrar conflitos.

Requisitos para o cargo

Para investir no cargo, o candidato deve obedecer alguns requisitos, tais como: ter sido aprovado no concurso SED MS 2018, dentro do quantitativo de vagas oferecidas, por cargo e área de conhecimento/componente curricular/disciplina; ser brasileiro nato ou naturalizado; estar quite com as obrigações militares (no caso de candidato do sexo masculino); estar quite com as obrigações eleitorais; possuir, na data da posse, a idade mínima de 18 anos completos; possuir nível de escolaridade compatível com a área de conhecimento/ componente curricular/ disciplina; estar em pleno gozo dos direitos civis e políticos; possuir plena aptidão física e mental para exercício do cargo e função, mediante inspeção médica realizada por junta médica oficial; ter domicílio eleitoral no Estado de Mato Grosso do Sul; não exercer cargo ou função pública e não acumular proventos de aposentadoria na administração pública federal, estadual, ou municipal e em qualquer dos poderes; entre outros.

Validade

O concurso SED - MS 2018 terá validade de dois anos, a contar da publicação da homologação, havendo possibilidade de ser prorrogado uma única vez, pelo mesmo período.

Edital

Mais informações poderão ser obtidas por meio do edital e suas atualizações, as quais se encontram disponíveis na página da FUNRIO. O edital foi originalmente públicado no Diário Oficial do Estado do Mato Grosso do Sul em 04 de outubro de 2018.

Comentários