EDUCAÇÃO

MEC atesta que Unigran é a melhor do MS

Unigran, em Dourados Unigran, em Dourados

Após visita de três avaliadores do Ministério da Educação (INEP/MEC), a Unigran colhe os frutos dos investimentos em recursos humanos, estrutura física e tecnológica, ao longo de 42 anos. O resultado de nota 5 na avaliação foi divulgado no início desta semana e é de domínio público, podendo ser acessado no portal do Ministério. 

O MEC mede de diversas maneiras o nível de qualidade de Instituições do Ensino Superior, atribuindo conceitos que vão de 1 a 5. O principal deles é o Conceito Institucional (CI), que é a Avaliação in loco feita por uma comissão de três doutores nomeados pelo INEP/MEC. Em visita às instalações, eles  analisam a Instituição como um todo, principalmente seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Programa de Avaliação Interna-PAI, Projeto Pedagógico Institucional –PPI-  sua gestão, políticas de pessoal e de ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão.

Um dos maiores destaques observados pela comissão que avaliou a Unigran, foi o quesito infraestrutura física e tecnológica/equipamentos, no qual a Unigran obteve nota cinco em todos os 16 quesitos. A Instituição também foi considerada adequada em todos os requisitos legais, especialmente quanto à acessibilidade física e metodológica.

Além dessa nota máxima 5 na avaliação do Conceito Institucional, a Unigran vem obtendo, há cinco anos consecutivos, a nota 4 no Índice Geral de Cursos -ICG, que é o resultado dos conceitos obtidos nos Enades, Por isso é, também,  considerada uma instituição com excelência de ensino presencial e de ensino na modalidade a distância.

Pelo resultado, a Unigran é considerada, então, a melhor Instituição de Ensino Superior do Mato Grosso do Sul, pois é a única no estado a obter  o CI - Conceito Institucional 5, o máximo na escala do MEC. Além disso, está entre as melhores do país, pois das 2.407 instituições de ensino superior do Brasil existentes e avaliadas pelo INEP/MEC, apenas 119 têm esse conceito máximo (cinco). 

Trajetória de Sucesso

Inaugurada em 1976, quando passou a oferecer os cursos de Direito e Administração, a Unigran sempre trabalhou para qualificar suas funções, sem esquecer-se do seu papel social. Por isso, vem contribuindo muito com o desenvolvimento de Dourados e região, ao formar milhares de profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento, e que atuam como advogados; administradores; contadores; arquitetos; engenheiros civis e mecânicos; farmacêuticos; enfermeiros; dentistas, biomédicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, publicitários, agrônomos, médicos veterinários, esteticistas, pedagogos, educadores físicos, radiologistas, entre outros.

Inicialmente chamada de Socigran, a Instituição cobriu uma carência da região quanto à formação profissional no ensino superior.

Em 1998, a Instituição passou por uma grande ampliação, quando se tornou um Centro Universitário, o que possibilitou oferecer uma maior gama de cursos de graduação. Outro marco na sua história foi em 2005, quando foi credenciada pelo MEC para atuar também no  ensino a distância. A Unigran Net foi pioneira no ensino a distância via Internet no Brasil e, posteriormente,  rompeu as fronteiras do país nessa modalidade e está presente com seus polos de apoio presencial em 18 estados do Brasil, em 12 países da Europa, além do polo no Japão e nos Estados Unidos. Desta forma, a Instituição exporta para o mundo a experiência e a qualidade de uma instituição nascida no interior do Mato Grosso do Sul.

Mudança regional

A contribuição social da Unigran foi destacada pelos avaliadores que se surpreenderam com as centenas de atividades de extensão desenvolvidas pelos cursos, e pelos serviços  prestados pelos núcleos e laboratórios que, além de capacitarem os acadêmicos para a realidade profissional, também prestam serviços gratuitos à comunidade de baixa renda, por meio dos núcleos Jurídico, de Psicologia, de Nutrição e  de Biomedicina, assim como a Clínica de Fisioterapia, de Odontologia, Farmácia Escola e demais dependências com esses mesmos propósitos.

A Reitora, Rosa Maria D´Amato De Déa, afirma que a meta da Unigran sempre foi a excelência da qualidade de suas funções e,  embora já tenha atingido seu ápice, a Instituição continuará evoluindo com seriedade e se aperfeiçoando sempre. "Esse conceito máximo foi conquistado graças à equipe que formamos ao longo dos anos, profissionais dedicados, competentes e responsáveis; além, é claro, do apoio e confiança dos Mantenedores  Cecília e Murilo Zauith, que promovem grandes investimentos em estrutura física, tecnologia de equipamentos e em qualificação do corpo docente e técnico administrativo”.

Este resultado aferido pelo Ministério da Educação faz com que os gestores da Instituição concluam que atuar com seriedade e investir na qualidade de ensino trazem, de fato, resultados positivos, pois possibilitaram que, ao longo de anos,  a Unigran  conquistasse uma marca de credibilidade e respeitabilidade comprovada pela comunidade e, inclusive, pelo Ministério da Educação. 

A Unigran continua com seu processo seletivo agendado, tanto para os cursos presenciais como para os cursos a distância. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3411-4141 e também por meio do portal www.unigran.br. Dados sobre os conceitos obtidos pelas Instituições podem ser confirmados no site do MEC.

Comentários