Educação

Para celebrar nota 1000 da aluna na redação, professora raspou o cabelo

Márcia teve o cabelo raspado pela aluna Ana Beatriz. (Foto: Estúdio 2por2) Márcia teve o cabelo raspado pela aluna Ana Beatriz. (Foto: Estúdio 2por2)

Comportamento

O ato é mais um da série de promessas inusitadas que a professora paga aos alunos

Márcia Franco, 45 anos, não tem limites quando o assunto é incentivar os alunos a obterem boas notas. Para descontrair os jovens, a professora faz uma promessa todo ano, que é cumprida após o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outros vestibulares. Neste ano, Márcia raspou todo o cabelo e fez uma tatuagem com o nome da aluna que conquistou 1000 na redação.

Ana Beatriz Sanches, além de obter nota máxima na redação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), ganhou um espaço permanente na pele da Márcia. Como promessa feita, é promessa cumprida, a jovem também teve o direito a raspar o cabelo da professora na máquina zero.

O momento rendeu um vídeo que foi postado nas redes sociais da professora. Na filmagem, antes de ter o cabelo raspado, a professora faz um discurso e fala sobre estar orgulhosa da aluna. “Toda vez que sai mil, a partir de agora, eu vou raspar a cabeça e tatuar o nome da criatura para levar comigo para sempre. A Bia tirou mil na redação da UFMS, o que me orgulha muito”, diz ela na gravação.

Confira o vídeo na íntegra:

Criadora do programa “Sala DizTudo”, a professora leciona redação e gramática em Aquidauana, a 141 km de Campo Grande. Ao Lado B, Márcia contou sobre o início do projeto e a ideia de criar as promessas. “Eu comecei o projeto em 2017. Desde 2019, falei que se alguém tirasse nota máxima, eu pintaria o cabelo de rosa. Uma moça tirou, perguntou do próximo e essa promessa foi ampliando”, explica.

A cada ano, ela e os alunos inventam algo novo para aumentar o nível de ousadia da promessa. Márcia comenta que esses desafios costumam deixar os alunos na expectativa. “Eles sempre duvidam, é por isso que preciso aumentar e expandir o desafio, porque eles pensam: “Será que ela vai fazer?!”, diz.

Em 2019, Márcia pintou o cabelo em tom rosa choque e, no ano seguinte,, raspou o cabelo pela primeira vez. Para quem acha loucura a Márcia fazer tantas mudanças no visual, ela garante que se sente bem ao cumprir cada promessa. “Tem gente que fala que eu sou maluca, mas a gente raspa e depois cresce com mais força. Eu me divirto muito com isso, é uma forma de prestigiar as crianças”, afirma.

Além de divertir os alunos, as promessas são a forma que Márcia encontrou de motivar os alunos nos estudos. “É uma forma de incentivar os alunos, porque passamos o ano nesse processo super delicado. É uma forma de suavizar, porque, às vezes, eles estão preocupados, pensam em desistir”, expõe.

Lecionar é o lado leve e descontraído da vida de Márcia, pois além de professora, ela é policial civil e atua no IML (Instituto Médico Legal) de Aquidauana. “Dar aulas é uma alegria para mim, eu falo que é o outro lado da minha vida, o lado divertido e que me faz bem”, ressalta.

Alegria a cada aprovação - Márcia não deixa de celebrar cada nota boa e aprovação dos alunos na faculdade. “Fica parecendo que sou eu, me sinto muito feliz, fico emocionada, me envolvo, faço promessas. É muita alegria ver a realização dos jovens para o caminho positivo da vida, porque ser de uma cidade pequena, às vezes, custa muito e ver que eles acreditam me realiza muito”, enfatiza.

Depois de concluírem o cursinho, o vínculo entre professora e alunos permanece. “Depois que eles saem, viramos amigos. Receber mensagens diárias é muito gratificante”, conta. Em relação às promessas, Márcia garante que irá pensar na próxima. De qualquer forma, a tradição de raspar o cabelo seguirá firme. “A raspagem será uma cerimônia anual”, promete.

Curta o Lado B no Facebook,  Instagram do Campo Grande News e Twitter. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Comentários