Evento

Começa hoje em Dourados o maior congresso de pesquisadores negros

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Unidade de Dourados recebe, de 23 a 28 deste mês, o IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as - Copene, o maior evento nacional da área e realizado em parceria pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (Cepegre) e a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN).

Em sua abertura, que será realizada nesta segunda-feira, dia 23 de janeiro, às 19 horas, no Teatro Municipal de Dourados - Parque dos Ipês, o IX Copene receberá a professora Nilma Lino Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ex-Ministra do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, Nilma discorrerá sobre o tema que define esta edição do evento: Novas Fronteiras da Intolerância Racial: Velhas Práticas de Discriminação e Novos Espaços - Universo Web. A palestrante de abertura do IX Copene é doutora em Antropologia social pela USP e professora adjunta da Faculdade de Educação da UFMG, onde coordena o Programa Ações Afirmativas na UFMG e membro da equipe do Programa Observatório da Juventude pela mesma universidade. Produziu vários livros sobre questão racial.

Com mais de 200 trabalhos inscritos em 22 GT´s, o IX Copene terá entre suas atividades, oficinas, mesas redondas, palestras e cinco grandes conferências com personalidades reconhecidas em nível nacional e internacional pelo pioneirismo no estudo e pesquisa sobre a temática da negritude.

Para a coordenadora do Cepegre/UEMS, Maria José Alves de Jesus Cordeiro, o evento demonstra a força da UEMS no cenário dos debates sobre questões étnico-raciais em nível regional e global. "O IX Copene tem como objetivo geral reunir pesquisadores/as negros/as para discutir, apresentar, ampliar e avaliar as ações e estratégias de combate ao racismo, às políticas públicas direcionadas à população negra brasileira e as produções científico-acadêmicas elaboradas nas últimas décadas", informa.

Comentários