Ação do Bem

Grupo usa sorriso e fantasias fofas para levar alegria a hospital

Quatros dos seis integrantes do projeto e um dos pacientes do hospital.(Foto: Arquivo pessoal) Quatros dos seis integrantes do projeto e um dos pacientes do hospital.(Foto: Arquivo pessoal)

Comportamento

Durante visita mensal no Hospital Universitário, voluntários realizam doação de brinquedos

Transformar o dia dos pequenos, provocar um sorriso de alegria e proporcionar momentos de leveza é o objetivo do projeto Resgate de Alegria. Com fantasias fofas e engraçadas, os participantes realizam brincadeiras, contam histórias e levam brinquedos para as crianças que passam por tratamento no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande.

Em meio a rotina hospitalar, pais e filhos são surpreendidos por seis personagens que esbanjam simpatia e bom humor. As visitas acontecem tradicionalmente aos domingos e, durante duas horas, eles fazem a alegria dos pacientes, acompanhantes e profissionais do hospital.

O capelão hospitalar e idealizador do Resgate de Alegria, Nilton da Costa Benites, 45 anos, contou como começou o projeto, as atividades desempenhadas pelos cinco voluntários e o sistema de arrecadação dos brinquedos.

Tudo teve início em 2018 com um simples corte de cabelo que Nilton oferecia gratuitamente para as pessoas que iam até o HU. “Através do corte vi essa demanda, corri atrás de montar o grupo e arrumei pessoas voluntárias. São quatro bonecas e um palhaço”, explica. O sexto personagem é o do Nilton, o “Chapelão”.

Além dele, participam a esposa Ariane Kelley e o filho Estevan da Costa Benites, 16 anos. Ambos interpretam a boneca Guigui e o palhaço Pipoca. Os outros integrantes são Geralda Cano Benitez (Vovó Fafá), Vanderleia Lopes (Lila) e Lucimara de Lima Leite (Rosinha).  Após quase dois anos sem fazerem as famosas visitas, em razão da pandemia, os voluntários retomaram as atividades no último domingo (19).

Conforme Nilton, poder retornar com a iniciativa é algo recompensador. Para ele, também é significativo propiciar felicidade aos pais e responsáveis que acompanham as crianças. “Nós levamos brinquedos e fazemos uma oração junto com as crianças e pais, porque eles também estão sofrendo”, fala.

Ao verem as bonecas e palhaços, o efeito é imediato nos pequenos. Os tons vibrantes das fantasias chamam a atenção de quem já se acostumou em ver todo dia o mesmo jaleco branco e os uniformes verdes e azuis. "Às vezes chegar fantasiado e com as roupas coloridas já traz alegria. É muito especial, porque o hospital é um ambiente delicado. Nós vamos levar um pouco de alegria e ficamos alegres também”, ressalta Nilton.

Para Lucimara, que interpreta a Rosinha, o maior presente é ver a alegria estampada nos olhos da garotada. “Eu me sinto presenteada com um simples sorriso”, inicia. Ela comenta que no fim das visitas, o grupo deixa uma mensagem de esperança para o público. “No final  falamos que Deus nos ama. Por isso, ele nos mandou e que nunca  devemos  desistir  de  algo,  de um sonho”, diz.

Além das visitas mensais, adultos e crianças de todas as idades ganham um corte de cabelo. Em janeiro, o Resgate de Alegria já programou mais uma atividade com esse propósito e, é claro, a visita de domingo.

Como virou marca registrada a entrega de presentes, o grupo está aceitando doações. Quem tiver interesse em contribuir, pode entrar em contato com o Nilton no número (67) 9. 9289-6852. O perfil no Facebook é Grupo Resgate da Alegria,

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563

Comentários