Entretenimento

Uber que só toca música clássica diz que já mudou dia de muita gente

Ao entrar no Uber, QR code ajuda quem deseja ter acesso as playlists. (Foto: Thailla Torres) Ao entrar no Uber, QR code ajuda quem deseja ter acesso as playlists. (Foto: Thailla Torres)

Comportamento

Mas já teve vez que a passageira pediu para "mudar o disco"

Música faz toda diferença no dia de quem gosta, seja em uma viagem, no transporte público ou mesmo no Uber. Mas na contramão de motoristas que tem playlist elaboradíssimas para cada passageiro, no carro de Mario Cesar, de 52 anos, você só encontra música clássica.

As seis horas da manhã, quando um dos primeiros passageiros abre a porta, é Beethoven, Mozart, Bach e outros clássicos compositores “saem” das caixas de som do veículo.

Antes de qualquer pedido de mudança da música, um recado no encosto dos bancos deixa claro que ali a playlist é uma só. Bom, se você é do tipo que dorme fácil, a música realmente relaxa no trajeto e é preciso se segurar para não cair no sono. Mas se precisa de música agitada pela manhã, esquece, Mario é enfático: “Só toco música clássica e instrumental. Se quiser, eu desligo”.

Nos dois anos como motorista de aplicativo, de 1000 corridas ele diz que só uma pessoa pediu para mudar a música ou desligar. “Foi uma passageira de aproximadamente 20 anos. Embarquei ela no Caiobá e a levei até o Los Angeles. Ela pediu pra eu tirar porque disse que só gostava de funk, mas eu não toco”.

Entre os motivos de só tocar músicas instrumentais está a admiração pelos instrumentos e pela irmã mais velha, de 62 anos, que é pianista desde os seis.

“Eu lembro claramente de acordar aos domingos e ouvir minha irmã tocando lindamente. Nos aniversários minha falecida mãe a colocava para tocar e na igreja também. Ela se tornou uma pianista maravilhosa que encanta por onde toca”, diz o irmão.

Mario lamenta não ter aprendido nenhum instrumento, mas fica satisfeito com a admiração que tem. “Às vezes a voz do cantor ofusca o brilho dos instrumentos, não desmerecendo a voz humana, mas a música clássica é incrível”.

Em suas corridas, ele diz que coleciona histórias de gente que se sentiu tocada pelos instrumentos. “Já peguei muito passageiro nervoso, ansioso e que deixou o carro muito mais calmo após ouvir o instrumental. Uma vez, embarquei um psicólogo militar que me disse que a música instrumental estimula o cérebro e é muito benéfico. Também já embarquei passageiro que lamentou a corrida rápida porque ela queria só ficar escutando a música”.

Foi por isso que ele resolveu dar uma ajudinha aos passageiros que ficam curiosos pela playlist e desejam ouvir as músicas em outro momento. Mario faz seleções de musicas e as coloca no Youtube, com playlists para descanso, oração e até estudos.

Um QR Code colado no banco facilita os passageiros terem acesso às músicas e até mesmo dar sugestões de novas playlists. “É muito gratificante toda vez que alguém acessa”.

Para conquistar também o público mais jovem, ele tem playlists com instrumentais de música pop famosas.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563. -

Comentários