FUTEBOL

Artilheiros da Copa América, Everton e Guerrero travam duelo à parte em reencontro no Gre-Nal

Divulgação/Globo Esporte Divulgação/Globo Esporte

Um encantou o país e caiu nas graças dos brasileiros com atrevimento, dribles e gols decisivos. O outro é capitão, goleador e ídolo nacional no Peru. Everton e Guerrero travam um duelo à parte no Gre-Nal deste domingo, às 18h (horário de Brasília), na Arena, pela 30ª rodada. Cada um a sua maneira, os dois artilheiros da Copa América se reencontram pela primeira vez após a final que consagrou a Seleção como campeã.

Ambos marcaram na grande decisão, mas é Cebolinha quem guarda as melhores lembranças do Maracanã. Everton não só foi destaque na vitória por 3 a 1 sobre o Peru, como ergueu dois troféus: a de artilheiro e a do título da competição. O camisa 9 peruano se contentou com o vice e com o gol de consolação, que o isola como maior goleador em atividade na Copa América.

Artilheiros de Grêmio e Inter, Everton e Guerrero são donos de estilos próprios e autores de gols que os consagram mundo afora e chegam ao clássico como esperança de gols de gremistas e colorados. Mas ambos precisam reverter um histórico negativo: ainda devem na tentativa de corresponder como "homens Gre-Nais".

Everton surfa na onda da Copa América

Da Copa América para cá, Everton foi quem atraiu mais holofotes, graças à mudança de patamar com o destaque pela Seleção. De craque do Grêmio a craque do país, Cebolinha virou "produto nacional" e viu sondagens de gigantes do futebol europeu se amontoarem com a intenção de contratá-lo. Atlético de Madrid, Bayern de Munique e Manchester City foram alguns dos clubes que mostraram interesse.

O Milan e o Beijing Gouan, da China, até fizeram propostas. Mas o jogo duro da diretoria gremista, de olho em fazer o "maior negócio de todos os tempos", esfriou o interesse. Everton foi ficando, ficando... Ficou. E mais: Cebolinha renovou seu contrato com o clube até 2023. Em meio a tantas especulações, o atacante seguiu goleador.

Everton em 2019:

- 49 jogos
- 19 gols
- 8 assistências
- 4355 minutos
- Média de 0,38 gol/jogo
- Participa de 0,55 gol/jogo
- 1 gol a cada 229 minutos
- Participa de 1 gol a cada 161 minutos

Everton disputou 25 jogos após a Copa América, com nove gols marcados. O desempenho ajudou a levar o Grêmio às semifinais da Copa do Brasil e da Libertadores, com eliminações traumáticas para Athletico e Flamengo, em que ele passou em branco. Cebolinha ainda é artilheiro gremista no Brasileirão, com 10 gols. Uma peça vital para deixar a equipe na atual 5ª colocação. Com 19 gols no ano, ele já igualou seu recorde pelo clube, do ano passado.

Guerrero vive meses de gols e de secas

De volta da Copa América, Guerrero oscilou entre os gols e momentos de seca no Inter – foram seis gols em 15 jogos desde então. O centroavante foi decisivo com dois gols sobre o Nacional nas oitavas de final da Libertadores e repetiu a dose ao marcar duas vezes na semifinal da Copa do Brasil diante do Cruzeiro. Mas ele também deixou a desejar nas duas eliminações recentes.

O centroavante passou em branco nos duelos decisivos com Flamengo e Athletico-PR nas quartas de final da Libertadores e na final da Copa do Brasil. Após um início de ano em que empilhou gols, Guerrero também enfrentou fases de seca. Na pior delas, foram sete jogos sem gols – seu pior momento desde 2015. Mas os gols voltaram com a chegada de Zé Ricardo, velho conhecido dos tempos de Flamengo.

Guerrero em 2019:

- 32 jogos
- 15 gols
- 1 assistência
- 2735 minutos
- Média de 0,42 gol/jogo
- Participa de 0,5 gol/jogo
- 1 gol a cada 182 minutos
- Participa de 1 gol a cada 170 minutos

O peruano marcou duas vezes na vitória por 3 a 2 sobre o Bahia, na Fonte Nova, logo na estreia do treinador pelo Inter. Na última quinta-feira, ele deu a sua primeira assistência no Inter, para o gol de Rodrigo Lindoso no empate em 1 a 1 com o Athletico-PR. Assim igualou Nico López como jogador que mais participa de gols no Inter – são 16 participações.

Artilheiros ainda devem como "homens Gre-Nais"

Badalados, os dois artilheiros têm a missão de reverter históricos de pouco brilho em clássicos para começarem a escrever suas histórias como "homens Gre-Nais". Tanto Everton quanto Guerrero tiveram participações discretas em suas trajetórias na rivalidade gaúcha.

Promovido ao elenco profissional do Grêmio em 2014, Everton disputou 13 Gre-Nais, com apenas um gol marcado – na vitória por 3 a 0 nas quartas de final do Gauchão de 2018. Guerrero, por sua vez, atuou em apenas dois clássicos, ainda sem gols. Ele amarga o vice no estadual deste ano (veja os retrospectos abaixo).

Com disputa de artilheiros continentais, o Gre-Nal deste domingo é direto na briga por uma vaga na Libertadores de 2020. O Grêmio é quinto colocado, com 47 pontos. O Inter vem logo atrás, em sexto, com 46.

GRE-NAL - 30ª RODADA DO BRASILEIRÃO

Local: Arena do Grêmio
Data e horário: domingo (3), às 18h (de Brasília)
Escalação provável do Grêmio: Paulo Victor; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Diego Tardelli e Everton; Luciano
Escalação provável do Inter: Marcelo Lomba; Bruno, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Zeca; Edenílson, Rodrigo Lindoso, Guilherme Parede, D'Alessandro e Wellington Silva (Patrick); Guerrero
Desfalques do Grêmio: Julio Cesar, Leonardo, Marcelo Oliveira, Thaciano, Jean Pyerre, Luan e Felipe Vizeu
Desfalques do Inter: Heitor, Rodrigo Dourado e Matheus Galdezani
Pendurados do Grêmio: Paulo Miranda
Pendurados do Inter: Roberto, Rodrigo Lindoso, Edenílson, Natanael, Nico López, Guilherme Parede
Trio de arbitragem: Flavio Rodrigues de Souza, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse. Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral é o responsável pelo VAR

Comentários