Esporte

Atleta douradense representa o Estado em competição nacional

A atleta douradense Francielly Rodrigues dos Santos, 14, vai representar Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares da Juventude, que serão realizados em Natal (RN), de 5 a 14 de setembro. Ela vai disputar a prova de arremesso de disco, uma modalidade do atletismo.

Para enfrentar o desafio, a jovem está numa rotina intensa de preparo. Ela treina três horas e meia por dia, todas as tardes, no CTA (Centro de Treinamento de Atletismo) mantido pela Prefeitura de Dourados através da Funed (Fundação de Esportes de Dourados), com o apoio das secretarias de Educação do município e do Estado. O centro funciona nas dependências do Estádio Douradão.

Francielly treina no local há apenas três meses, mas suas habilidades com o esporte aliadas ao preparo recebido no CTA garantiram o destaque e ela está confiante para os jogos brasileiros. “Estou muito feliz, mas treinando bastante para fazer o meu melhor”, disse ela, que cursa a 8ª série do ensino fundamental na Escola Municipal Neil Fioravante (Caic).

Para participar da competição nacional, além de ser ouro em sua categoria (12 a 14 anos) no Jems (Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul), ela precisava superar a marca dos 25,3 metros. A atleta atingiu 26,92 metros.

Para o treinador de atletismo e coordenador do CTA Antônio Pietramali, a participação da jovem é um estímulo para os demais participantes do projeto. No local não atendidos 60 alunos de atletismo, sendo 40 deles paratletas que estão inclusos no projeto Dourados Paralímpico. “Eles treinam juntos porque através do esporte nós praticamos aqui a inclusão social”.

Pode treinar no CTA qualquer aluno matriculado em escolas do ensino regular em Dourados. “Nós fazemos seletivas em jogos das escolas, recebemos indicações dos professores à procura de quem tem o dom e quer competir, como a Francielly”, afirma Pietramali.

do Dourados News

Comentários