Esporte

Copa Brasil de Paracanoagem rende cinco medalhas a MS e classificações ao Mundial

Foto: Divulgação/CBCa Foto: Divulgação/CBCa

Mato Grosso do Sul conquistou cinco medalhas (quatro de ouro e uma de bronze) na primeira etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes – Copa Brasil de Paracanoagem. A competição foi realizada na raia olímpica do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (Cepeusp), em São Paulo (SP), no último sábado (14.03).

No total, três atletas do Clube de Canoagem de Aquidauana (CCA) formaram a delegação estadual. Segundo a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), organizadora do evento, 81 paracanoístas representaram 18 associações, de todas as regiões do país, batendo o recorde de inscritos. Ao todo, a competição teve 37 provas.

Fernando Rufino de Paulo, natural de Eldorado-MS, mais conhecido como “Cowboy de Aço”, faturou a medalha de ouro nas duas provas em que participou. Nos 200 metros, classe KL2 (com caiaque, usando tronco e braços na remada), o sul-mato-grossense fechou a primeira eliminatória em primeiro lugar, com tempo de 48s21. Na prova final, Rufino permaneceu na ponta, ao finalizar a prova em 44s70, cinco segundos a mais que o segundo colocado. Depois, a dourada veio nos 200 metros, classe VL2 (em canoa), chegando à marca de 54s48.

O paracanoísta, que atualmente mora em Itaquiraí-MS, também já tem lugar assegurado nos Jogos Paralímpicos de Verão 2020, de Tóquio, no Japão, que acontecerá de 25 de agosto a 6 de setembro. A vaga foi confirmada após boa classificação no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, em Szeged, na Hungria, em agosto de 2019. Na capital japonesa, o eldoradense disputará provas no caiaque e canoa (KL e VL).

O bonitense Roberto Giovani Pellin, na classe VL1, também subiu duas vezes no lugar mais alto do pódio da Copa Brasil. Na prova de 200 metros, o paracanoísta concluiu com 1min13s07. Já nos 500 metros, o atleta de Mato Grosso do Sul chegou a marca de 3min12s22. Com os resultados, Rufino e Pellin garantiram participação no Campeonato Mundial de Paracanoagem, previsto para ocorrer em Duisburg, na Alemanha, de 21 a 24 de maio.

Patrick Pisoni Loureiro ainda trouxe o bronze para Mato Grosso do Sul. O campo-grandense assegurou a terceira posição nos 200 metros, classe KL3, com o tempo de 48s82. A CCA, na disputa por equipes, terminou em 10º lugar, sendo uma das agremiações com o menor número de participantes. O desportista é um dos 170 contemplados pelo programa Bolsa Atleta, concedido pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

 

Comentários