Esporte

Fifa abre procedimento disciplinar contra o México por gritos homofóbicos

Divulgação/Federação Alemã de Futebol Divulgação/Federação Alemã de Futebol

A Fifa anunciou, ontem (18), que vai abrir um procedimento disciplinar contra o México por conta de gritos homofóbicos de sua torcida. Na partida contra a Alemanha, disputada no último domingo (17), mexicanos bradavam "puto" – que significa "bicha", em espanhol – sempre que o goleiro Manuel Neuer cobrava um tiro de meta. 

Prevendo eventuais punições, a Federação Mexicana já havia divulgado um comunicado aos seus torcedores antes do início da Copa do Mundo, pedindo claramente para que eles não gritassem a palavra durante as partidas. A tendência é que a Fifa aplique uma multa ao México, o que já aconteceu sete vezes com a federação desde a Copa de 2014.

Uma multa semelhante já foi aplicada ao Brasil durante as eliminatórias da sul-americanas. Em uma adaptação do grito mexicano, o brasileiros gritavam "bicha" durante os tiros de meta dos adversários. As cobranças fazem parte da tentativa da Fifa de banir dos estádios ofensas homofóbicas ou qualquer tipo de preconceito.

México na Copa

Apesar do ponto negativo pelos gritos homofóbicos, dentro de campo os mexicanos surpreendeu positivamente. A seleção apostou nos contra-ataques para criar jogadas na partida contra a Alemanha e, apesar de desperdiçar muitas chances, conseguiu aproveitar uma delas e vencer por 1 a 0.

O gol foi marcado pelo atacante Lozano, do PSV. O jogador recebeu um grande lançamento de Chicharito na ponta esquerda, driblou a marcação e chutou forte para superar Neuer e garantir o resultado histórico para a seleção. 

A comemoração foi tanta que um instituto de sismologia mexicano detectou um leve terremoto na capital do país após o gol. Segundo o Instituto de Investigações Geológicas e Atmosféricas (Iigea), o sismo foi percebido por pelo menos dois sensores na Cidade do México , por volta de 10h32 (horário local).

Com o resultado, o México ficou na liderança do Grupo F junto com a Suécia, que venceu a Coreia do Sul pelo mesmo placar de 1 a 0, já nesta segunda-feira, após um pênalti marcado com auxílio do VAR.

 

 

Comentários