ESPORTE

IFMS leva 22 estudantes aos Jogos dos Institutos Federais

Divulgação Divulgação

Mais de mil estudantes de 24 Estados e do Distrito Federal estão reunidos na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que tiveram início na terça-feira (16/10), na cidade de Fortaleza (CE). A competição é organizada pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE).

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participa dos JIFs com 22 estudantes, que foram classificados na etapa Centro-Oeste dos Jogos (JIFCO), realizada em setembro, em Goiânia (GO).

De acordo com o diretor de Extensão do IFMS, Marcelo Oliveira, esse é o maior número de estudantes da instituição em uma etapa nacional dos JIFs.

"Isso é fruto da dedicação dos nossos estudantes e dos treinamentos que estão sendo realizados pelos professores de Educação Física nos campi. Essa combinação resultará em um número cada vez maior de classificados para etapas nacionais e, consequentemente, em medalhas para o IFMS”, destacou o diretor.

O IFMS participa das disputas de tênis de mesa, judô, natação, atletismo e futsal, sendo que a equipe do Campus Aquidauana é a primeira a representar a instituição em uma modalidade coletiva na etapa nacional.

Valores

Mais do que uma competição, o esporte contribui para a formação do jovem. É no que acredita Ludmila Silva, aluna do curso técnico integrado em Edificações em Aquidauana que vai disputar a prova dos 3 mil metros no atletismo.

"O esporte ensina que todos são capazes, mostra que podemos fazer aquilo que gostamos e que temos condições de alcançar nossos objetivos", afirmou Ludmila.

A estudante conta que sempre teve aptidão para os esportes. Praticou futsal, vôlei de praia e corrida, mas foi o incentivo do professor de Educação Física do IFMS que fez com que ela chegasse a uma competição nacional.

"O professor me disse que eu teria potencial e chances no atletismo, então eu aceitei, segui o treino com dedicação e alcancei a classificação", relembrou.

A prova de Ludmila será nesta quinta-feira (18/10), a partir das 19h.

Programação

São disputadas 11 modalidades esportivas, entre individuais e coletivas: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

As competições ocorrem no Centro de Formação Olímpica (CFO), que com 85 mil metros quadrados configura-se como um complexo tecnológico de excelência esportiva.

As disputas terminam na manhã de domingo (21), com as partidas finais das modalidades coletivas.

Sobre

São cinco etapas regionais, nas regiões Centro-oeste, Sudeste, Sul, Norte e Nordeste, que classificam estudantes para a etapa nacional, realizada em sede única.

Os Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (JIFMS) são realizados desde 2014. A instituição promoveu ainda uma edição da etapa regional, em 2017, na cidade de Campo Grande.

Comentários