Esporte

Inédita no país, corrida recebe primeiros participantes, sem aglomeração

Inscritos têm até 7 dias para percorrer trajeto de 5 quilômetros; três primeiros colocados de cada modalidade serão premiados

Foi dada a largada para mais um competição esportiva, em Campo Grande, mas, desta vez, nada de aglomeração enquanto milhares de pessoas correm ao mesmo tempo. Em tempos de pandemia, a novidade é correr, se exercitar e não deixar de competir, priorizando o distanciamento social.

A 1ª edição da Corrida Digital teve início na manhã desta segunda-feira (1/5). O novo conceito de competição oferece aos participantes a oportunidade de percorrer 5 quilômetros de uma disputa, em trecho montado no Parque dos Poderes, sem ter contato com outras centenas de pessoas.

A medida agradou quem está acostumado a participar de grandes competições. “Fiquei muito triste de saber que disputas que eu participaria no interior do Estado foram canceladas, porém estou aliviada por poder correr pelo menos aqui”, destaca a nutricionista Patrícia Donida,.

Quem também aprovou a ideia foi o militar Jaderson Cardoso, de 47anos. Além de correr, ele aproveitou o evento, mesmo em clima de disputa, para homenagear alguém próximo. Ao final desta, que é sua quinta corrida, o participante vestiu camisa com a foto do filho estampada, como demonstração de amor.

“Ele não estava sabendo da homenagem. Aqui está, é para você, meu filho. Te amo!", disse o militar. O homenageado, assim como a esposa de Jaderson, acompanharam o participante no trajeto da competição.

Novidade - Conforme a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), o formato que é inédito não só no Estado, mas também no país, é uma adaptação no circuito Rota das Estações, promovido pela Rede MS Integração de Rádio e Televisão, e que teve etapas suspensas devido ao surto do novo coronavírus.

Participantes inscritos na competição terão 7 dias para ir até o local da prova e, sozinhos, percorrerem o trajeto. Eles poderão escolher o horário de preferência, entre 6h e 20h.

O tempo de cada competidor será registrado de forma automatizada por meio de um chip de cronometragem, que servirá para definir os ganhadores. A prova será supervisionada por um fiscal.

Ainda segundo a Fundesporte, serão premiados os três primeiros colocados, no masculino e feminino, com medalha, troféus, certificado digital e premiação em dinheiro. A Corrida Digital é destinada a atletas profissionais e amadores, com idade acima de 16 anos, com limite de 300 inscritos.

Percurso – Três tendas de suporte foram montadas ao longo dos 5 quilômetros do trajeto. Além da largada, mais duas dão suporte aos participante. Nestas, foram instaladas câmeras para que os corredores acessem de casa e vejam a quantidade de pessoas que estão no percurso naquele momento, podendo assim optar pelo melhor horário de participação.

A média de tempo alcançado nesta segunda-feira, até o início da tarde, foi de 20 a 40 minutos. Os resultados diários serão divulgados diariamente, a 0h, na internet.

Comentários