ESPORTES

MS conquista 31 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude 2019

MS obtém 29% a mais de medalhas na fase nacional dos Jogos Escolares deste ano - Crédito: Divulgação MS obtém 29% a mais de medalhas na fase nacional dos Jogos Escolares deste ano - Crédito: Divulgação

A etapa nacional dos JEJ (Jogos Escolares da Juventude), em Blumenau (SC), de 16 a 30 de novembro, reuniu 4.998 participantes dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal, além de alunos-atletas do Japão e Angola, nas categorias de 12 a 14 e 15 a 17 anos. 

A delegação de Mato Grosso do Sul, composta por 195 desportistas, em 13 das 14 modalidades da competição, voltou do município catarinense com 31 medalhas, sendo 10 ouros, duas pratas e 19 bronzes. O número é 29,16% maior em relação a edição de 2018, realizada em Natal (RN), quando os atletas sul-mato-grossenses obtiveram 24 condecorações (10 ouros, 2 pratas e 12 bronzes). 

Dos JEJ sairão atletas que vão se profissionalizar e despontar Brasil e mundo afora. Outros não viverão do esporte, mas lembrarão com nostalgia dos dias vivenciados na maior competição estudantil do país. E mais, irão contar com detalhes os momentos de alegria, dor e superação no torneio, aos filhos, netos, sobrinhos e demais familiares.

A primeira “leva” de atletas foi constituída por membros do judô, handebol e basquetebol. No total, estiveram em Blumenau, de 15 a 20 de novembro, 61 jovens. Os ônibus da segunda remessa deslocaram-se com 81 integrantes, nas modalidades atletismo, badminton, futsal e voleibol. A terceira e última, com ciclismo, ginástica, rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, teve 53 representantes do Estado. 

O destaque foi o judô, que conquistou o maior número de medalhas, 12 no total. Destas, quatro foram douradas, duas prateadas e seis bronzeadas. Em apenas dois dias, dos quatro de disputa nos tatames, os atletas da arte marcial do “caminho suave” bateram o número de subidas ao pódio da edição anterior. Na capital do Rio Grande do Norte, oito atletas receberam premiação.

No Sul do país, a natação foi a segunda modalidade que mais obteve medalhas. Neste ano, foram nove, frente a sete faturadas na fase nacional de 2018. 

Comentários