Atletismo Paralímpico

MS é destaque na 1ª fase do Brasileiro de Atletismo Paralímpico

A competição é a primeira etapa do nacional, mais de 280 atletas de 22 estados brasileiros, que obtiveram índice nas etapas regionais e também atletas de outros países, competiram

Equipe de MS que disputou a competição (Foto: Divulgação) Equipe de MS que disputou a competição (Foto: Divulgação)

De 1º a 3 de junho aconteceu o Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo Paralímpico. A competição é a primeira etapa do nacional, mais de 280 atletas de 22 estados brasileiros, que obtiveram índice nas etapas regionais e também atletas de outros países, competiram no Circuito na cidade de São Paulo.

A delegação de Mato Grosso do Sul foi composta por 22 pessoas entre atletas, professores e stafs nas modalidades de Atletismo e pelas associações estiveram presentes o Dourados Paralímpico, Associação Seninha de Atletismo (ASA/MS) e Associação Driblando as Diferenças (ADD).

A equipe se destacou durante a competição trazendo para o Estado, um total de 18 medalhas, 10 medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze.

O técnico do Dourados Paralímpico, Antônio Pietramale, falou sobre a classificação do grupo. "Nossa participação não poderia ser melhor com dois recordes brasileiros da paratleta Joane Pedrozo – que está há quatro meses na equipe -, três ouros do Paulo Henrique Réis – que participou do Mundial em Londres ano passado e, agora, migramos para os outros saltos onde ele já bateu seu recorde pessoal. A Rosenilda Aoyama também com medalha de ouro no peso (4 Kg), o Igor Miranda com a prata, Jonatan Ferreira com três bronzes, além dos nossos outros atletas que foram destaque nas suas categorias, nosso objetivo é melhorar estas marcas e sonhar com a Paralimpíada de Tóquio em 2020.

O desportista é beneficiado com a bolsa técnico e ressaltou a importância sobre o incentivo do Governo do Estado. "A hospedagem e alimentação da maioria dos atletas forma pagos com o benefício da bolsa. Para mim além da ajuda financeira, tem a questão pessoal, é um reconhecimento e uma motivação a mais no nosso trabalho."

A paratleta Rosenilde Aoyana é beneficiada com o Bolsa-atleta e há três anos compete no lançamento de peso (4 Kg), já participou de várias fases regionais, mas é a primeira vez que é campeã na primeira fase do Brasileiro. "Estou muito feliz com essa classificação, consegui bater o meu record, estou mais confiante que nunca, e com o incentivo do Estado através da bolsa, vou conseguir me dedicar ainda mais, o beneficio chegou num momento muito bom pra mim".

A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) apoiou a participação da equipe paralímpica juntamente com a prefeitura de Dourados, Funed e Semed no circuito.

A segunda fase do Brasileiro de Atletismo Paralímpico acontece de 3 à 8 de agosto e a fase final de 27 à 30 de setembro também em São Paulo.

Comentários