Esporte

Neymar dá banho sozinho no Juventus

Em uma equilibrada final de Liga dos Campeões, onde é difícil apontar um favorito, qualquer detalhe conta – talvez até mesmo o apoio fora de campo. Neste aspecto, o Barcelona está muito na frente do Juventus. Um bom termômetro são as redes sociais, onde se pode medir em números a quantidade de fãs de cada equipe. E aí, apenas com Neymar, a vantagem dos catalães já é considerável.

A diferença entre os dois clubes é enorme. Seja em página do Facebook, contas no Twitter ou Instagram, os blaugranas goleiam os italianos . O Barça investe mais em conectar-se com o público estrangeiro, e prova disso é o trabalho do clube no Twitter: são oito contas em idiomas diferentes, inclusive em português (que aparece como a quarta principal língua), contra cinco da Velha Senhora. No total: 29,29 milhões de seguidores somados para o clube espanhol, contra 2,35 milhões do Juve.

Os números sobem no Facebook. A página oficial dos catalães tem impressionantes 83,9 milhões de curtidas. Os italianos estão melhores nesta rede social, com 18 milhões de fãs. Entretanto, no Instagram, outra vitória fácil do Barça: 11,5 a 1,3 milhões.

Entre os jogadores, Neymar é o mais popular da internet: ele é o que tem mais seguidores no Instagram (22,8 milhões) e no Twitter (18,4m). Neste caso, as Bolas de Ouro de Lionel Messi não são páreo para o brasileiro na rede. O argentino não tem Twitter, e no Instagram possui 15,6 milhões de fãs. Para ilustrar, a página criada no Twitter pela fornecedora de material esportivo do camisa 10 tem “apenas” 1,17 milhão de seguidores.

Seja pela representatividade internacional do Barcelona, ou o carisma do atacante brasileiro, o fato é que Neymar está muito acima dos rivais em popularidade. Juntando os seguidores no Twitter de todos os titulares do Juventus que entraram em campo contra o Real Madrid na última semifinal, os italianos ainda ficam com 14,1 milhões de fãs, 4,3 a menos que a estrela pop do Barça.

Comentários