COPA DO MUNDO

No 5º dia de Copa tem estreias da favorita Bélgica e da renovada Inglaterra

Poderosa Geração Belga: agora vai? - Crédito: (Divulgação) Poderosa Geração Belga: agora vai? - Crédito: (Divulgação)

Segunda-feira costuma ser um dia difícil, não é? Não em semana de Copa do Mundo! O quinto dia de competição tem três partidas. Às 08 horas a Suécia que já não conta com Zlatan Ibrahimovi? enfrenta a Coreia do Sul em Nizhny Novgorod, pelo Grupo F, o mesmo de Alemanha e México, que estrearam no domingo.

Às 11 horas, é a vez do Grupo G, com uma das favoritas em ação: a Bélgica encara o estreante Panamá em Sochi. Às 14 horas, em Volgogrado, a renovada Inglaterra, com apenas cinco remanescentes do fracasso de 2014, encara a Tunísia.

Suécia x Coreia do Sul

1ª rodada do grupo F

8 horas – Estádio Nizhny Novgorod

Na era da informação, é difícil acreditar que a estratégia da Coreia do Sul em trocar o número da camisa de seus jogadores durante a preparação para a Copa tenha surtido efeito. De qualquer maneira, a espionagem sueca foi o grande tema na véspera da estreia das duas seleções na Copa do Mundo.

A Suécia não tem Ibrahimovic, um turista na Rússia. Sem o craque de 36 anos, existe o debate sobre a qualidade de seu ataque, que passou em branco nos amistosos recentes contra Dinamarca e Peru. Embora também seja justo dizer que, sem ele, os nórdicos deixaram Holanda e Itália pelo caminho nas eliminatórias. Olho em Forsberg, meia do RB Leipzig, da Alemanha.

Se fez bem o seu serviço, o olheiro sueco informou à comissão técnica os perigos que os coreanos tendem a oferecer com espaço. O time é bastante veloz e há alguns nomes habilidosos, em especial o meia-atacante Son, do Tottenham, da Inglaterra. Mas a fase não é das melhores: os asiáticos vêm de derrota para Senegal e Bósnia e empate com a Bolívia antes do Mundial.

Bélgica x Panamá

1ª rodada do grupo G

11 horas – Estádio Olímpico de Sochi

O termo virou mote de discussão (e muita chacota) entre torcedores nas redes sociais: a promissora geração belga. Em 2014, o time chegou às quartas-de-final no Brasil. Agora, quer ir mais longe. No elenco, nomes de impacto mundial como Eden Hazard e Kevin De Bruyne. Ao todo, dos 23 jogadores, 12 atuam na Premier League, a maioria como titular e em times de ponta. Estar em um mercado tão forte dá aos belgas experiência para tentar o seu primeiro título mundial.

A Bélgica chega à Rússia respaldada por resultados impressionantes. Não perde há quase dois anos (2 a 0 para a Espanha em um amistoso em 1º de setembro de 2016, justamente na estreia do novo técnico, o espanhol Roberto Martínez, ex-Everton, da Inglaterra). Desde então, disputou 19 partidas, com 14 vitórias e cinco empates. Contra os panamenhos, ele não terá os zagueiros Kompany e Vermaelen, machucados.

O Panamá, em sua primeira Copa do Mundo, tenta surpreender. O nome mais conhecido para os brasileiros é o do zagueiro Felipe Baloy, de 37 anos, que já atuou por Grêmio e Atlético-PR. Ele, porém, deve começar no banco.

Tunísia x Inglaterra

1ª rodada do grupo G

14 horas – Arena Volgogrado

A federação inglesa classifica a atual seleção como "uma nova Inglaterra". É com esse ar de renovação que o English Team se apresenta para o Mundial.

Terceira equipe mais jovem da Copa, com média de quase 26 anos de idade, a Inglaterra tem o desafio de fazer uma campanha melhor do que na última edição, em 2014, quando foi eliminada ainda na primeira fase, após derrotas para Itália e Uruguai e um empate sem gols com a Costa Rica.

O atacante Marcus Rashford, que chegou a perder treinos na Rússia por dores no joelho, se recuperou, mas deve ficar na reserva. Harry Kane é a referência ofensiva, com Dele Alli, Lingard e Sterling se apresentando para o jogo. Sterling, aliás, é um dos cinco remanescentes do grupo que disputou a Copa de 2014. Os outros são Henderson e os reservas Gary Cahill, Phil Jones e Danny Welbeck.

A Tunísia aposta suas fichas em Wahbi Khazri. Com 12 gols em 36 partidas pela seleção, o atacante é o centro das atenções da seleção. Ele também se recuperou de lesão e está pronto para a estreia.

 

Comentários