FUTEBOL DE MS

Primeira fase do Estadual termina sem troca de técnicos

Valdir Fortini comanda o Sete desde o início da temporada - Crédito: Franz Mendes Valdir Fortini comanda o Sete desde o início da temporada - Crédito: Franz Mendes

Após o fim da 1ª fase do Campeonato Sul-mato-grossense, algo inédito ocorre até o momento na edição 2019. Nenhum clube trocou o comando técnico ao longo da competição.

Arílson Costa (Operário), Rodrigo Cascca (Águia Negra), Valdir Fortini (Sete de Setembro), Mário Tilico (Comercial), Zé Humberto (Corumbaense), Mauro Marino (Aquidauanense), Glauber Caldas (Costa Rica) e Rodrigo Azevedo (Serc), são os comandantes dos times classificados para as quartas de final.

Fortini, Tilico, Mauro Marino e Rodrigo Azevedo dão continuidade ao trabalho iniciado em 2018. Fortini começou na base do Sete e foi promovido ao profissional. Mauro Marino e Rodrigo Azevedo foram responsáveis pelo trabalho do Sub-19 e do profissional.

Já Tilico foi o único treinador que comandou o clube por duas temporadas seguidas que conseguiu a classificação. Outro que seguiu o trabalho por duas temporadas foi Pedro Caçapa no Urso mas o clube acabou rebaixado.

Piá no Novoperário, Paulo Mullê no União e Walter José de Souza no Operário-DD, também acabaram rebaixados, mas foram até o fim em seus trabalhos.

Em 2017 o número foi expressivo. Dos doze participantes, metade trocou o comando técnico sendo que dois destes, tiveram mais de dois técnicos na competição.

O campeão Corumbaense começou com Ney César e chegou ao título com Douglas Ricardo. Já o Novoperário vice-campeão, iniciou com Mauro Marino, teve Gilberto dos Santos como interino e chegou a decisão com Bazilio Amaral.

O Sete de Setembro começou com Emanuel Sacramento, teve Mauro Marino e disputou a fase final com Ney César.´O Águia Negra teve Tininho até o 1º jogo das quartas de final quando ele deixou o clube após derrota para o Novo e foi comandado por Virgílio Ferreira no jogo de volta.

Já o Naviraiense começou com Rony Aguilar mas após resultados ruins optou por Rogério Perrô que salvou o time do rebaixamento diante do maior rival Ivinhema na última rodada.

Curiosamente, na última década, apenas três clubes que trocaram de técnico foram campeões. Em 2014 o Cene trocou Paulo Muller por Cláudio Roberto. No ano seguinte, o Comercial trocou Celinho por Gilmar Calonga e em 2017, o carijó mudou Ney César por Douglas Ricardo.

Em 2010 Amarildo de Carvalho no Comercial e Chiquinho Lima no Sete de Setembro 2016, trabalharam durante todo o Estadual.

Mirandinha campeão em 2011 pelo Cene começou o trabalho na Série D de 2010. Cláudio Roberto campeão em 2012 pelo Águia Negra iniciou o trabalho em janeiro de 2011 e foi mantido no cargo após cair para o Aquidauanense nas quartas de final daquele ano.

Walter Ferreira campeão em 2013 pelo Cene, iniciou o trabalho no fim da 1ª fase do Estadual em 2012. Já Celso Rodrigues deu continuidade ao trabalho iniciado em 2017 quando caiu na semifinal diante do Corumbaense para ser campeão 1 ano depois sobre o mesmo adversário.

Comentários