Meio Ambiente

Família divide paraíso cheio de cachoeiras com quem ama natureza

Placa traduz o sentimento da família pela propriedade com natureza abundante. (Foto: Arquivo Pessoal) Placa traduz o sentimento da família pela propriedade com natureza abundante. (Foto: Arquivo Pessoal)

Diversão

Em Rio Verde, a propriedade de uma família apaixonada por natureza agora é atrativo com trilhas e cachoeiras

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as folhas”. A frase em uma das placas da propriedade traduz exatamente o apreço de uma família pela fazenda, que agora, é aberta para o mundo, mas com uma condição: é preciso respeitar incondicionalmente a natureza presente.

Esse é o clima e a recepção para quem chega ao Paraíso das Cachoeiras, outro atrativo turístico em Rio Verde, a 203 quilômetros de Campo Grande. Se para alguns é exagero, quem frequenta o local garante que não há substantivo melhor para definir o local do que paraíso.

A propriedade com quase 10 cachoeiras está há 25 anos nas mãos da mesma família. Os donos são Maria Monteiro Silva e os filhos herdeiros Allan Monteiro Silva, Alessandro Monteiro Silva e Karina Monteiro Silva. Mas quem administra o local atualmente é Allan, que, nos últimos anos, se empenhou em desbravar a propriedade para descobrir ali as belezas naturais.

Apesar do número de cachoeiras encontradas, somente algumas são permitidas para banho, levando em conta a segurança e fácil acesso ao local para os turistas.

Mas o lugar encanta com diferentes paisagens, têm cachoeiras, trilhas, caverna e mirante. Nas dependências da fazenda, o turista pode viver uma experiência mais rústica, conhecendo a praça de fogo, pomares e sistema agroflorestal, que tem sido um dos maiores investimentos da família, como forma de produzir alimentos de forma ecológica.

Com quase 7 quilômetros de trilha e diversos pontos para banho e contemplação da natureza, Allan optou por setorizar as atividades em 4 complexos, garantindo assim, uma variedade de experiências na fazenda.

Por exemplo, quem escolhe o passeio de trilha e cachoeiras do complexo 1, desfruta de 1 hora e 30 minutos de trilha, banho de cachoeira, visita à Caverna do Guardião e praia. Esse é indicado para adultos e crianças.

Já o complexo 4 é mais longo, com mais  de 3 horas de trilha e recomendado para pessoas que praticam atividade física e não tem medo de altura. Nas atrações, têm cachoeira, Vale do ET, cânion, quedas d’água, poços e mirante.

Os valores vão de R$ 80,00 a R$ 150,00 por pessoa, mas é preciso agendamento prévio para viver a experiência.

Allan conta que a família ficou quase 18 anos conhecendo só duas cachoeiras na propriedade. Os amigos costumavam visitar e sempre ficavam apaixonados pelas belezas do lugar. Mas há 8 anos, o pai faleceu e ele passou a tocar a fazenda ao lado do irmão.

“Eu sempre gostei de natureza. Comecei a olhar no Google Maps e achei as primeiras cachoeiras, assim, comecei a explorar, fiz trilhas e encontrei mais de 10 dentro da propriedade. Não é possível ir em todas ainda, por isso, especificamos alguns complexos onde é possível desfrutar de toda essa natureza de forma segura”.

Allan também abriu camping recentemente, portanto, além do day use, é possível acampar no local. O camping, por enquanto, tem capacidade para 10 pessoas. “Estou começando do zero, já fui atrás de apoio e quero estruturar para tornar o local um hotel fazenda, mas tudo será por etapas. Por enquanto, funcionamos somente por agendamento, mas a experiência é incrível”, garante.

Em diferentes pontos, placas indicam o amor da família pela região e o desejo incessante de preservação. “Queremos compartilhar com gente que gosta de natureza e faz questão de preservar tanto quanto a gente”, finaliza.

Quem tiver interesse em conhecer o local, saber todos os valores de cada passeio e fazer reservas pode entrar em contato pelo Instagram @paraiso_dascachoeiras, onde há link do WhatsApp.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Confira a galeria de imagens:

Comentários